Comportamento de diferentes chaves de torque usadas em prótese sobre implantes

• Jorge Daniel Almeida Macário (Aluno)

Introdução: Os torquímetros, ou chaves de torque, são indispensáveis na reabilitação oral protética com implantes dentários. Existem vários tipos de torquímetros manuais, dos quais se destacam os toggle-style e os spring-style. O principal objetivo desta investigação foi analisar e avaliar o comportamento mecânico de dois torquímetros diferentes em prótese sobre implantes. Materiais e Métodos: Para a realização deste estudo, foram utilizados dois torquímetros com sistemas dinamométricos diferentes, spring-style e toggle-style. O estudo para cada torquímetro foi efetuado em 3 mesas de trabalho, montadas cada uma com análogo, pilar standard reto e parafuso reto. Para cada torquímetro foram feitos 30 ciclos de aperto/desaperto para os valores pré-selecionados, 10, 20 N.cm e 35 N.cm., e anotado o valor medido por uma célula de medição de binário. Foi realizado um estudo estatístico descritivo e inferencial. Resultados: Segundo a média, ambos os torquímetros apresentaram valores inferiores ao torque pré-selecionado, exibindo resultados significativamente diferentes. O mesmo se pode confirmar segundo a análise entre os dois sistemas toggle-style e spring-style, dado que ambos demonstraram ser significativamente diferentes. O toggle-style obteve sempre valores inferiores ao spring-style. No entanto, segundo a análise de variância, os dois torquímetros apresentaram semelhanças, tendo assim uma dispersão de torque similar. Conclusão: Dentro das limitações deste estudo, podemos concluir que os dois torquímetros analisados apresentaram valores de torque inferiores aos pré-selecionados. Verificou-se também que o tipo de sistema mecânico do torquímetro também pode originar valores de torque distintos.
Data do prémio15 jul 2022
SupervisorAndré Ricardo Maia Correia (Supervisor) & Filipe Miguel Araújo (Co-Orientador)

• Implantes dentários
  • Torque