Comportamento do consumidor face à mobilidade elétrica automóvel

  • Serafim Filipe Nazareth Moura (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O crescente problema das alterações climáticas levanta uma série de dilemas do ponto de vista de saúde humana e de sustentabilidade do planeta. O setor dos transportes, enquanto maior fonte de emissões de CO2, necessita urgentemente de substituir os motores de combustão interna por alternativas com maior eficiência energética e menores emissões de CO2 e outros GEE, como os automóveis com motorização elétrica. Embora hoje em dia já seja clara a necessidade de adotar os automóveis com motorização elétrica, os níveis de adoção dos mesmos ainda têm que evoluir bastante para que os objetivos impostos por diversas instituições europeias sejam atingidos. Este estudo foca-se, por isso, em analisar os fatores que influenciam a intenção de compra de VE em Portugal, bem como em identificar quais são os tipos de motorizações que os consumidores portugueses pretendem adquirir e os fatores que os levam a tomar essa escolha. Derivado da revisão de literatura existente, foram analisados os seguintes fatores: autonomia, infraestruturas, tempo de carregamento, confiabilidade, preço, incentivos fiscais, preocupação ambiental, reputação social e atitude. Para avaliar e responder aos objetivos do trabalho, desenvolveu-se um estudo de caráter quantitativo, através de um inquérito por questionário, ao qual se obteve uma amostra de 201 potenciais consumidores, residentes em Portugal. Os resultados obtidos demonstram que a autonomia foi o único fator com influência negativa na intenção de compra de VE, enquanto que os restantes fatores geralmente considerados como barreiras (tempo de carregamento, infraestruturas e preço) não apresentaram significância estatística. Além disso, é possível concluir que os consumidores portugueses apresentam um elevado nível de preocupação ambiental, sendo que o fator preocupação ambiental, juntamente com os incentivos fiscais, reputação social, atitude e confiabilidade apresentam uma influência positiva na intenção de compra de VE e o tipo de motorização mais escolhido pelos inquiridos é o Híbrido Plug-in. Com os resultados desta investigação pretende-se contribuir para o conhecimento do estado atual do mercado de VE em Portugal, de forma a que os resultados alcançados e as sugestões dadas possam ajudar as marcas e o governo português a definir estratégias eficazes que influenciem positivamente a intenção de compra de VE.
Data do prémio16 jul. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Luís Manuel Ventura Serrano (Co-Orientador)

Keywords

  • Veículo elétrico
  • Preocupação ambiental
  • Intenção de compra
  • Atitude
  • Incentivos

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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