Os comportamentos com o meio ambiente têm surgido cada vez mais como uma premissa essencial na proteção do planeta Terra. Assim, para fazer face à escassez de instrumentos validados e adaptados ao contexto português e às faixas etárias mais jovens, dos cinco aos dez anos, este estudo teve como objetivo primordial contribuir para a adaptação do Questionário de Comportamentos Pró-Ambientais (QCPA) junto de Encarregados de Educação de crianças que frequentam o ensino pré-escolar ou o 1º Ciclo de Ensino Básico. Assim, através de uma amostra constituída por 127 participantes, 63 (49.6%) do sexo masculino e 64 (50.4%) do sexo feminino entre os 5 e os 10 anos de idade (M = 5.30; DP = 1.51), foram recolhidos dados, para contribuir para a adaptação do QCPA. O valor de alfa de Cronbach obtido para a estrutura unidimensional demonstra que instrumento tem uma fidelidade razoável. Através das análises de diferenças, para o género e o ano de escolaridade, foram realizados o teste t-student e ANOVA, respetivamente, onde não foram encontradas diferenças significativas. Concluindo, conseguimos contribuir com dados para a adaptação do QCPA e também do conhecimento desta população face aos seus comportamentos em prol da natureza, que em contexto nacional, não é abordada.
Data do prémio | 14 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Marisa Costa (Supervisor) & Alexandra Carneiro (Co-Orientador) |
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- Comportamentos pró-ambientais
- Meio-ambiente
- Natureza
- Crianças
- Pré-escola
- 1ºCEB
- Análise fatorial exploratória
Comportamentos ambientais de crianças em idades pré-escolar e 1º CEB
Carvalho, L. P. B. D. (Aluno). 14 jul. 2022
Tese do aluno