Comportamentos ambientais de crianças em idades pré-escolar e 1º CEB

  • Luana Patrícia Batoca de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os comportamentos com o meio ambiente têm surgido cada vez mais como uma premissa essencial na proteção do planeta Terra. Assim, para fazer face à escassez de instrumentos validados e adaptados ao contexto português e às faixas etárias mais jovens, dos cinco aos dez anos, este estudo teve como objetivo primordial contribuir para a adaptação do Questionário de Comportamentos Pró-Ambientais (QCPA) junto de Encarregados de Educação de crianças que frequentam o ensino pré-escolar ou o 1º Ciclo de Ensino Básico. Assim, através de uma amostra constituída por 127 participantes, 63 (49.6%) do sexo masculino e 64 (50.4%) do sexo feminino entre os 5 e os 10 anos de idade (M = 5.30; DP = 1.51), foram recolhidos dados, para contribuir para a adaptação do QCPA. O valor de alfa de Cronbach obtido para a estrutura unidimensional demonstra que instrumento tem uma fidelidade razoável. Através das análises de diferenças, para o género e o ano de escolaridade, foram realizados o teste t-student e ANOVA, respetivamente, onde não foram encontradas diferenças significativas. Concluindo, conseguimos contribuir com dados para a adaptação do QCPA e também do conhecimento desta população face aos seus comportamentos em prol da natureza, que em contexto nacional, não é abordada.
Data do prémio14 jul. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarisa Costa (Supervisor) & Alexandra Carneiro (Co-Orientador)

Keywords

  • Comportamentos pró-ambientais
  • Meio-ambiente
  • Natureza
  • Crianças
  • Pré-escola
  • 1ºCEB
  • Análise fatorial exploratória

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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