As estratégias de comunicação e marketing têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas pequenas, médias e grandes empresas independentemente do seu core business, e os serviços de saúde não são excepção. Derivando de todos os processos de transformação no mundo da saúde, não só o público interno das instituições hospitalares se reajusta às actuais mudanças, como o público utente carece de novas necessidades face aos profissionais de saúde e condições físicas ao seu dispor. Assim, é de salientar a importância de factores essenciais no segmento da saúde que se prendem fortemente com a satisfação e qualidade percebida para o utente, como se tem vindo a revelar a utilidade de uma comunicação eficaz e eficiente, abrangendo todo o público utente; o carácter do atendimento na recepção e entidades envolvidas; a particularidade da relação médico-utente, como todo o processo de tratamento e percepção de termos técnicos de patologias, e finalmente, um acompanhamento dedicado e regular de toda a evolução do caso clínico. Obviamente, todas estas questões nos remetem para a ‘humanização’ nas unidades de saúde e para o aumento cada vez mais forte da sua importância por parte do público utente, enquanto utilizador dos serviços de saúde. Nos últimos anos, o consumidor tem sido valorizado pelas empresas, enquanto pessoa e ser humano, com sentimentos, ao invés de um comprador em massa na sociedade. Assim, as estratégias de marketing caminham numa direcção mais focada no consumidor enquanto ser humano com mente, coração e espírito. Neste sentido, os valores que movem o novo marketing 3.0 vêm de encontro a determinados pontos nos serviços de saúde – que podem vir a beneficiar desta nova Era do marketing e comunicação crescente na sociedade do século XXI.
Data do prémio | 24 fev. 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
---|
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Comunicação e marketing em saúde: o caso Giga
Pereira, C. M. N. D. A. A. (Aluno). 24 fev. 2014
Tese do aluno