O presente relatório descreve o percurso efetuado durante o estágio inserido no Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Universidade Católica Portuguesa. Em enfermagem, o desenvolvimento de competências especializadas é um processo que se concretiza em contexto clínico, tendo para tal sido realizados estágios em três serviços: serviço de urgência polivalente, bloco operatório e área de cuidados intensivos/recobro. Os estágios tiveram como objetivo transversal desenvolver conhecimentos e competências de ordem técnica, científica, ética e relacional, na prestação de cuidados de enfermagem especializados. Ao longo deste documento, serão descritas, de forma crítica e reflexiva, as atividades executadas e as competências desenvolvidas. Com vista à melhoria dos cuidados prestados, foi desenvolvida como temática central a comunicação eficaz, tendo sido elaborada uma revisão sistemática da literatura, intitulada «SBAR — Um Modelo de Comunicação Promotor da Segurança do Cliente». Uma comunicação eficaz é essencial para garantir a segurança dos clientes e a qualidade dos cuidados fornecidos. Nesta perspetiva, é determinante que as equipas de enfermagem adotem metodologias de comunicação eficientes, assumindo o enfermeiro especialista uma responsabilidade particularmente relevante, enquanto agente de mudança, no desenvolvimento de programas de melhoria da qualidade dos cuidados prestados. O trabalho realizado ao longo dos diferentes estágios teve como pilares a formação, a pesquisa e a investigação, com o intuito de desenvolver uma prática clínica reflexiva, baseada na evidência, a fim de assegurar uma prestação de cuidados de excelência.
Data do prémio | 15 nov. 2019 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Isabel Rabiais (Supervisor) |
---|
- Cuidados de enfermagem especializados
- Competências
- Comunicação
- Evidência
- Segurança
Comunicação efetiva na promoção da segurança do cliente
Pereira, S. I. B. (Aluno). 15 nov. 2019
Tese do aluno