Comunicação estratégica
: vantagem competitiva e criação de valor : caso de estudo : Plano Estratégico 2015-2020

  • Andreia Cristina Martins Líbano (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório de estágio procura perceber em que medida a Comunicação Estratégica é importante para uma empresa de gestão de resíduos. A investigação surgiu no âmbito do estágio realizado na LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Foi utilizado como caso de estudo o plano estratégico criado para a organização nos anos de 2015 a 2020, por ter observado e participado na realização do mesmo.Partindo de um enquadramento teórico, pretendeu-se apresentar, numa primeira fase, a Comunicação Organizacional. Assim sendo, e porque uma organização é um sistema de comunicação onde existem amplas comunidades de seres humanos a interagir, será apresentada a comunicação em dois sentidos: a Comunicação Interna e a Comunicação Externa. Numa segunda fase, tentou perceber-se como a Comunicação Estratégica incrementa valor aos seus colaboradores e Partes Interessadas e, neste âmbito, surgem as Relações Públicas como ferramenta na gestão. Numa terceira fase, apresentou-se o modelo de gestão – Balanced Scorecard –, uma vez que este é o modelo que serviu de base para a criação do plano estratégico da LIPOR. LIPOR O trabalho empírico consistiu na observação e participação, enquanto estagiária, da construção do plano estratégico de 2015 a 2020 e no envio de um questionário aos responsáveis pela elaboração do mesmo. Finalmente, foi desenvolvido um capítulo dedicado à comparação das teorias do enquadramento teórico com as práticas do estudo de caso.
Data do prémio12 abr. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Gabriel Andrade (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação organizacional
  • Comunicação estratégica
  • Vantagem competitiva
  • Valor
  • LIPOR

Designação

  • Mestrado em Comunicação Digital

Citação

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