Comunicação estratégica e o terceiro setor
: caso Fundação CEBI

  • Nuno Miguel da Costa Lopes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta investigação pretende evidenciar a forma como a comunicação estratégica pode ser implementada com eficácia numa organização sem fins lucrativos (OSFL), analisando técnicas de marketing e as atuais tendências de comunicação internacionais no terceiro setor, bem como as melhores práticas de OSFL portuguesas. Propõe-se um plano de comunicação para a Fundação CEBI, num programa de fundraising, para que numa situação ótima, o mesmo seja encarado como conhecimento para outras instituições do terceiro setor. Atualmente são vários os desafios que se apresentam às OSFL. Portugal quando comparado com outros países da União Europeia, possui um setor da sociedade civil “fraco”, que em tudo beneficiará com conceitos de comunicação e de marketing, imbuídos num plano estratégico de ação. Através da revisão de literatura e da consulta aos associados do Centro Português de Fundações, conclui-se que uma mudança de paradigma é necessária: passar de um paradigma de relacionamento com “utentes”, para um de criação de marcas, de relacionamento com “clientes”.
Data do prémio16 abr. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'