Resumo
A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma estratégia baseada na relevância e consistência de mensagens dirigidas a stakeholders internos e externos de uma empresa/organização, através de múltiplas ferramentas e canais. No contexto de Comunicação de Ciência, a utilização de modelos CIM pode ser benéfica para a divulgação do processo científico, ajudando cientistas e profissionais de comunicação a definir guidelines, coerência nas mensagens, e uniformidade dentro de diversos departamentos de um centro de investigação, tendo em conta todos os desafios que a ciência enfrenta devido à crescente digitalização da sociedade. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de plano de comunicação para o Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian, instituto ligado à investigação de ciências da vida. O plano segue modelos de CIM e Public Engagement with Science, modelo de comunicação de ciência direcionado à integração de diversos stakeholders (como cientistas, a sociedade civil ou decisores políticos) no processo decriação de ciência. O objeto de estudo é descritivo, com um horizonte temporal cross-sectional. A recolha de dados é multimétodo, recorrendo a recolha de dados primários (entrevistas semi-estruturadas e questionários). Os resultados demonstram que existe um certo desconhecimento generalizado, quer interno quer externo, sobre os projetos do Centro Colaborativo; contudo, dentro do espetro dos financiadores e de quem já participou nesses mesmos projetos, existe um reconhecimento da importância dos mesmos, bem como a qualidade e fiabilidade da prestação dos seus serviços.
Data do prémio | 10 jan. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
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Supervisor | Patrícia Tavares (Supervisor) & Ana Morais (Supervisor) |
Keywords
- Comunicação Integrada de Marketing
- Comunicação de ciência
- Public Engagement with Science
Designação
- Mestrado em Ciências da Comunicação