Comunicação publicitária nos media sociais
: estudo de caso Elefante Azul Portugal

  • Dário Alexandre Cabral Moreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório de estágio trata a relação existente entre a comunicação publicitária e os media sociais, mais concretamente na página de Facebook do Elefante Azul Portugal, uma rede de centros de lavagem de automóveis. O tema em questão ganha relevância tendo em conta as características da sociedade actual, cada vez mais focada em novas formas de publicidade e comportamento do consumidor. O estudo de caso da presente investigação apresenta um maior nível de interesse, pois remete-nos para um paralelo entre a comunicação do passado e a comunicação dos dias de hoje. Hoje em dia, estamos perante uma utilização cada vez mais maior dos medias sociais, o que nos remete para uma comunicação mais instantânea e em que todos podem participar. Essa realidade pode contribuir para um esclarecimento quanto à procura que existe da parte das marcas em relação aos novos meios. Assim, fez-se a seguinte pergunta de partida: “De que forma pode a comunicação publicitária contribuir para o aumento do número de seguidores na página de Facebook Elefante Azul Portugal?”. Para obter informação relevante e esclarecedora, o relatório terá por base uma componente mais prática – o estudo de caso. Dessa forma, recorreu-se ao uso de metodologias, como a “investigação-ação”, entrevistas e pesquisa bibliográfica. A realização do estágio permitiu um contato mais prático e próximo com a marca em questão, assim como me atribui uma componente mais participante. Assim, assistiu-se a uma preocupação maior do Elefante Azul Portugal no que se refere à comunicação nos media sociais transformando, inclusive, a sua abordagem ao consumidor. Observou-se que comunicar uma rede de centro de lavagens é um verdadeiro desafio, pois não se cinge unicamente a um produto. No entanto, houve um claro indício de que a nova forma de comunicar é um bom caminho a seguir, revelando ser preponderante o investimento da marca nos novos media.
Data do prémio9 fev. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Gabriel Andrade (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação
  • Publicidade
  • Media social

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'