Comunicar para vencer
: o caso da shortcut

  • Bruno Miguel Silva Abrantes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os social media, surgem no inicio do século XXI e vêm desafiar a forma de se comunicar desde sempre conhecida, devido à sua natureza interativa e às suas funcionalidades. Estes permitem que as marcas e os consumidores comuniquem entre si, tornando aquilo que era até agora uma mensagem unilateral numa conversa. À medida que estas novas ferramentas ganham relevância, surgem dúvidas de como é que as empresas as podem utilizar eficazmente, especialmente quando se tratam de empresas que operam num ambiente B2B. Este trabalho tem como objetivo dar resposta a um problema levantado pela Shortcut, uma empresa especialista em outsourcing e desenvolvimento de software, que pretendia criar uma estratégia de comunicação em social media. Com este intuito, realizou-se um estágio na empresa referida, o qual permitiu a recolha de informação para uma análise da situação atual da comunicação. Foi também realizado um enquadramento teórico, o qual permitiu descobrir o estado da arte da comunicação em social media. Após análise dos resultados e em conjunto com a organização, definiu-se um plano de ação que visava implementar mudanças estruturais na gestão dos social media a curto e médioprazo. Como resultado, foram descobertas as melhores práticas ao nível de gestão de social media e implementadas alterações em termos de imagem apresentada, mas também em termos de conteúdo partilhado nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e no Linkedin. Foi também elaborada uma Social Media Dashboard, que representa um conjunto de boas práticas, cujo objetivo é orientar e facilitar o trabalho das pessoas responsáveis por gerir este meio de comunicação, desde o fim do estágio em diante.
Data do prémio2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Martins (Co-Orientador) & João Luís Andrade Serra Moreira de Campos (Supervisor)

Keywords

  • Social media
  • B2B
  • IT
  • Marketing
  • Sites de redes sociais

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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