Este trabalho de investigação visou a conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia, para suporte à disciplina de matemática do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB), no domínio do cálculo mental, através de um modelo de ensino misto (blended-learning), ou seja, presencial e a distância. Adotou-se uma metodologia de conceção, colaborativa e participada, articulada com um modelo de desenvolvimento de disciplinas ou cursos baseados na Internet, integrando modelos de estruturação de conteúdos de aprendizagem e modelos de avaliação de ambientes de aprendizagem enriquecidos por tecnologia. Desenvolveu-se um ambiente de aprendizagem apoiado num modelo de ensino-aprendizagem construtivista, no sentido de se promover a construção do conhecimento, no domínio do cálculo mental, através da instrução direta e lições declarativas de conhecimento e também da promoção do interesse e envolvimento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem, através da dinamização de atividades de prática do cálculo mental complementadas com jogos matemáticos e provas de treino relativas à competição de cálculo mental. Neste âmbito, procurou-se promover experiências de aprendizagem, comunicação, interação e colaboração online entre alunos e professores e avaliar a adequação do ambiente de aprendizagem, como suporte à disciplina de matemática do 1ºCEB, no domínio do cálculo mental, envolvendo os professores colaboradores e alunos participantes no processo de avaliação. Os resultados obtidos foram favoráveis à implementação do ambiente de aprendizagem com as turmas do quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico e ao seu alargamento às turmas do terceiro ano de escolaridade. Foi também possível verificar que os alunos, além de terem adquirido conhecimentos relativos a conteúdos formais, também desenvolveram competências no domínio da utilização de tecnologias de informação e de comunicação (TIC).
Data do prémio | 17 fev. 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Eduardo Luís Ribeirinha Cardoso de Carvalho (Supervisor) |
---|
- Ambiente de aprendizagem construtivista
- e-learning
- b-learning
- Cálculo mental
- Primeiro ciclo do ensino básico
- Mestrado em Ciências da Educação
Conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia para o ensino da matemática: cálculo mental
Magalhães, R. P. R. D. (Aluno). 17 fev. 2014
Tese do aluno