Conciliação entre o teletrabalho e a vida pessoal e familiar
: uma meta-análise qualitativa

• Sara Castro Silva (Aluno)

O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma é que os trabalhadores conciliam o teletrabalho e a vida pessoal e familiar. As questões da conciliação entre o teletrabalho e a vida pessoal e familiar já são analisadas há diversos anos, no entanto, têm surgido com maior relevância desde que todas as empresas foram obrigadas a exercer o teletrabalho em contexto pandémico. A elevada quantidade de estudos sobre o tema justificou a opção metodológica escolhida, a meta-análise qualitativa. Foi possível, assim, identificar, organizar e analisar artigos publicados entre os anos de 2016 e 2022. A investigação incidiu numa amostra de 24 artigos, selecionados de acordo com os critérios de exclusão e inclusão. Posteriormente procedeu-se a uma análise do conteúdo destes artigos. Os resultados sugerem que a forma como os teletrabalhadores conciliam o trabalho com a vida pessoal e familiar varia com o contexto no qual o teletrabalho se insere. Sobressaem dois tipos de contexto, um mais abrangente, aquele que é exterior à família e o próprio contexto familiar. A análise dos resultados parece indicar que estes dois contextos se relacionam e têm influência na forma como os teletrabalhadores conciliam o trabalho e a vida pessoal e familiar. O teletrabalho parece ter uma influência positiva no trabalhador quando o trabalhador reside longe da empresa para a qual trabalham. Contudo, verificou-se que em contexto pandémico estes benefícios não são tão evidentes, visto que o ambiente de trabalho tem de ser partilhado com o restante agregado familiar. Tendo em atenção a incerteza que esta diversidade de contextos acarreta para a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar, o papel do departamento de Recursos Humanos parece ser determinante nesta relação. O potencial conflito entre o teletrabalho e a vida pessoal e familiar poderá ser mitigado através da definição de políticas e implementação de práticas amigas da família.
Data do prémio4 jul. 2022
SupervisorEva Dias de Oliveira (Supervisor) & Maria Isabel G. G. Castro Guimarães (Co-Orientador)

• Conciliação
  • Vida pessoal e familiar