Congruência e incongruência emocional na memorização de estímulos visuais em diferentes grupos de idade

  • Catarina Sofia Batista Caetano (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: A memória episódica é um sistema cognitivo que contextualiza a informação no tempo e no espaço. É responsável pelos processos de codificação,armazenamento e recuperação dessa mesma informação, permitindo-nos retê-la e recordá-la. A capacidade de recuperar informação pode ser influenciada por vários fatores como a idade e as emoções. A recuperação da informação pode ser feita por evocação ou por reconhecimento sendo o efeito da idade mais notório na evocação.Através da apresentação de diferentes imagens associadas a sons musicais com carácter emocional, em situações de congruência e incongruência, pretende-se perceber o impacto das emoções na capacidade de memorização de imagens, em dois grupos deidades.Metodologia: Neste projeto participaram no total 30 sujeitos, divididos em dois grupos de idades: grupo 1 – 18 aos 30 anos e grupo 2 – dos 50 aos 65 anos. A cada indivíduo foram apresentadas na 1ª tarefa, em formato powerpoint, várias imagens(IAPS) associadas a excertos musicais (ambos os tipos de estímulos com carácter emocional de alegria e medo), nas diferentes condições (congruência, incongruência eunissensorial). Na 2ª tarefa – reconhecimento – foram adicionadas 60 novas imagens distratoras às 60 da tarefa anterior. Resultados: Na tarefa de reconhecimento, podemos afirmar que não existem diferenças entre os dois grupos de idade, tendo, ambos, igual desempenho. Analisando o efeito de congruência, observam-se diferenças significativas, sendo a condição incongruente superior à congruente e esta última menos influente que a condição sem som. Por último, não existe interação entre a idade e o carácter emocional dos estímulos no reconhecimento, sendo que ambos os grupos recordaram mais imagens com emoções positivas que negativas.Conclusões: Os resultados obtidos vão ao encontro da hipótese esperada para a influência da idade. Todavia, contrariam a hipótese de congruência, sendo justificado pelo aumento da atenção dada aos estímulos incongruentes. E a condição unissensorial é superior a bissensorial pela ausência da música (que interfere com a atenção). Não se verificou influência da idade e da emoção no reconhecimento, visto que o viés positivo é menos frequente acontecer no reconhecimento
Data do prémio5 fev. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFilipa Ribeiro (Supervisor)

Keywords

  • Memória episódica
  • Alegria
  • Medo
  • Música
  • Congruência do estímulo

Designação

  • Mestrado em Neuropsicologia

Citação

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