Consciência é exigência
: da formação à especialização

  • Liliana da Costa Vaz de Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Prestar cuidados com qualidade, requer uma consciência exigente dessa mesma qualidade. Ao longo deste percurso, e tendo em conta os tempos que se vivem devido à situação pandémica, provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (determinando a doença COVID19), a compreensão das próprias emoções e as dos outros, assim como a capacidade de utilizar as suas perceções para gerir as transições de saúde-doença, tornou-se relevante na manutenção do inbalance. Neste contexto, a Inteligência Emocional mostrou-se ser uma ferramenta essencial na superação de todas as situações, tendo como objetivo o cuidado humanizado e o bem-estar do doente no sentido de prestar cuidados com maior qualidade.O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Tem como principal objetivo, descrever as experiências vividas, apresentar as atividades desenvolvidase situações observadas, passíveis de serem melhoradas e organizar estratégias com vista à resolução de obstáculos, através de uma metodologia descritiva e análise crítico-reflexiva,demonstrando aprendizagens e competências especializadas adquiridas, levando à melhoria da qualidade dos cuidados prestados.Ao longo deste relatório irei desenvolver determinadas áreas nomeadamente, a formação; a gestão de cuidados; a prestação de cuidados especializados à Pessoa em Situação Crítica e Família e a investigação. Neste sentido, este relatório encontra-se, essencialmente,estruturado em dois Capítulos. O primeiro Capítulo, apresenta uma scooping review com o tema “Fatores que influenciam a adesão dos Enfermeiros às Boas Práticas Clínicas”. O segundo Capítulo, apresenta uma descrição, reflexão e análise do percurso realizado no decorrer do estágio, em diferentes contextos da prática clínica, que permitiu o desenvolvimento de competências fundamentais do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na vertente Pessoa em Situação Crítica e Família. Este Capítulo apresenta-se divido em 2 subcapítulos, nomeadamente, o da “Vigilância e Decisão Clínica”, uma unidade curricular que foi acreditada pela Universidade Católica Portuguesa pela experiência anterior e o percurso de aquisição de competências em estágio, estando este dividido em três Módulos: Módulo I – realizado no Serviço de Unidade Atendimento Urgente (UAU-A); Módulo II – realizado no Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação (GCCT) e o Módulo III – realizado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Data do prémio16 dez. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRita Marques (Supervisor)

Keywords

  • Cuidado especializado em enfermagem
  • Inteligência emocional
  • Humanização dos cuidados
  • Qualidade dos cuidados
  • Boas práticas clínicas

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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