Conservação de duas esculturas da Coleção do Museu da FBAUP
: Marcellus como Hermes Logios (gesso) e O Repouso (argamassa cimentícia) : abordagem no âmbito da conservação verde : volume I

  • Marta Andreia Gueidão Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As esculturas Marcellus como Hermes Logios (reprodução) e O Repouso de Gustavo Bastos, que incorporam o espólio da Faculdade de Belas Artes do Porto, provam que esta instituição aplicou, ao longo dos tempos, um método de ensino, comum a todas as instituições de ensino superior promotoras do estudo da arte, alicerçado na observação e cópia de obras modelos, mas também se distingue por uma maior liberdade na formação artística, valorizando a modernidade e a criatividade dos seus estudantes. As coleções de ensino que integram o seu museu configuram-se, nesta perspetiva, como de grande interesse para o público e de valor patrimonial inegável. Torna-se, por conseguinte, imperativo e urgente o seu estudo e divulgação, e, consequentemente, relevante a sua manutenção e preservação. A escassez de (in)formação relativa à conservação de esculturas de gesso e de cimento, como é o caso das obras intervencionadas, justifica o desenvolvimento e a aplicação de métodos e técnicas específicos. Acresce, atendendo à crescente e natural preocupação com a sustentabilidade ambiental e a saúde do operador, que importa apontar para soluções que se enquadrem nos princípios da conservação verde. A presente dissertação procura, assim, contribuir para o estabelecimento de metodologias adequadas ao tratamento de esculturas constituídas em argamassas de gesso ou à base de cimento, tanto de arte pública como de caráter pedagógico, que garantam uma boa limpeza e conservação das mesmas com reduzido prejuízo para o ambiente e diminuto risco para o conservador-restaurador. Apresenta, por conseguinte, propostas de tratamento fundamentadas, documentando a sua concretização e o sucesso do processo de conservação implementado. Por um lado, os métodos de análise implementados vieram confirmar a especificidade e complexidade dos materiais e, por conseguinte, reforçar a necessidade de uma cuidada definição dos procedimentos a aplicar. Por outro lado, a pesquisa realizada no âmbito da conservação verde veio mostrar que a definição de uma metodologia com critérios uniformes e transversais é difícil, mas exequível, embora dependa do equilíbrio entre fatores diversos: proteção do ambiente e saúde do operador versus qualidade da limpeza e preservação da obra.
Data do prémio18 fev. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorEduarda Vieira (Supervisor), Patrícia R. Costa (Co-Orientador) & Rui Bordalo (Co-Orientador)

Keywords

  • Conservação verde
  • Gesso
  • Cimento
  • Escultura
  • Arte académica

Designação

  • Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais

Citação

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