Construção de uma plataforma de e-commerce no setor do retalho de moda
: estudo de caso da Marques Soares

• Mariana Guerreiro Lopes Carvalho Gomes (Aluno)

Nos dias de hoje, a Internet e as tecnologias são imprescindíveis ao ser humano, assistindo-se, consequentemente, ao crescimento do número de plataformas e-commerce, bem como ao desenvolvimento e aprimoramento deste recurso. No entanto, e apesar da expressiva utilização das tecnologias, subsiste ainda uma significativa falta de confiança nas referidas plataformas de compra online, resultante da ausência da segurança necessária, particularmente no que concerne aos produtos de moda, já que os artigos em apreço suscitam, também, uma maior necessidade de toque do produto físico. Destarte, e tendo em conta a escassez de informação sobre o assunto, o presente estudo visa a identificação dos mais significativos constrangimentos e das maiores dificuldades das plataformas online, bem como a forma possível de os ultrapassar. No sentido de consubstanciar os objetivos descritos, realizou-se o estudo de caso da empresa Marques Soares, resultante da comparação das diferenças e dos resultados alcançados com o website anterior e o atual (lançado em 2019), pela empresa suprarreferida. O investigador concluiu que, para aumentar o número de vendas online das plataforma online, no setor do retalho de moda, é necessário, por um lado, melhorar a confiança do consumidor através da redução do need for touch e, por outro, fortalecer a segurança, o que é alcançado através da melhoria da experiência do consumidor. Objetivando a redução do need for touch foram destacados três grandes fatores. Assim, a existência de uma adequada e pertinente: descrição visual; descrição material e inclusão de fotografia do produto. Por sua vez, e no que à segurança diz respeito, o investigador comprovou que as características do vendedor e a qualidade da infraestrutura inerentes ao website têm impacto ao exponenciar a respetiva segurança.
Data do prémio29 jun 2020
SupervisorCarla Martins (Supervisor)