O presente trabalho corresponde a uma dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - especialização em Pedagogia Social e intitula-se "Construindo capital social através do fazer musical participativo: Um estudo de caso de uma orquestra comunitária". O estudo pretendeu compreender quais os benefícios percebidos da participação no fazer musical participativo numa orquestra comunitária, tal como são vivenciados pelos participantes, e em que medida o capital social foi gerado com base nos 5 indicadores de proximidade identificados por Robert Putnam. O objetivo global era investigar em que medida o capital social gerado contribuía para os benefícios percebidos e, por extensão, para o sentimento geral de bem-estar dos participantes. Em termos empíricos, foi desenvolvido um estudo de caso etnográfico, enquadrado por uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar os benefícios e indicadores de capital social através de observações e entrevistas com os participantes. A análise dos resultados do estudo aponta para uma riqueza considerável de capital social gerado na orquestra comunitária que contribuiu significativamente para os benefícios percebidos da participação e para o sentimento geral de bem-estar dos participantes.
Data do prémio | 26 abr. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filipe Martins (Supervisor) |
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- Capital social
- Musica comunitária
- Criação musical participativa
- Bem-estar
- Mestrado em Ciências da Educação
Construir capital social através da criação musical participativa: um estudo de caso de uma orquestra comunitária
Ching, A. L. H. (Aluno). 26 abr. 2024
Tese do aluno