No presente relatório realizado no domínio da Prática de Ensino Supervisionada pretende-se explorar a temática no âmbito da “Pessoa Humana”, as suas dimensões inseridas na dignidade humana, tal como: o valor intrínseco que existe em cada um de nós e faz o ser humano transcender-se. Numa sociedade secularizada, pós – moderna onde as realidades se alteraram em relação às décadas anteriores, em que as instituições socioculturais e económicas vivem uma crise de valores e as mentalidades se modificaram, é imperativo que os nossos estudantes adolescentes se sintam acompanhados no seu crescimento para serem cidadãos participativos e ativos no seu processo de desenvolvimento pessoal, contribuindo assim para se tornarem adultos responsáveis, relacionais e com auto estima equilibrada. Foram estes factos da sociedade pós-moderna em conjunto com a reflexão da minha Prática de Ensino Supervisionada do Programa do 6º ano aliada à unidade letiva 1: “Pessoa Humana”que planeei pedagogicamente com a intenção de auxiliar os alunos a conhecerem o seu valor, o que são, o que podem ser numa sociedade em constante mudança num “mundo global”. Num mundo com exigências muitas vezes supérfluas, redundantes que valorizam contravalores e colocam para segundo plano a Espiritualidade e Deus. Neste sentido, decidi criar oito “oficinas de interioridade” sob a forma de clubes na escola e/ou oficinas a nível local e como recurso didático, tendo como base os conteúdos da unidade referida. Desta forma pretende-se ajudar os alunos no seu processo de autodescoberta e do mundo que os rodeia.Uma vez que somos seres relacionais e sociais, “animais culturais” temos em nós a marcada Dimensão Espiritual, e mesmo que muitos não a desenvolvam tal é essencial para sermos pessoas mais Plenas e Felizes.
Data do prémio | 16 dez. 2022 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Jerónimo dos Santos Trigo (Supervisor) & Juan Ambrosio (Co-Orientador) |
---|
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Secularização
- Dimensões da pessoa
- Autoestima
- Dignidade humana
- Crise de valores
- Educação
- Tecnologia
- Interioridade
- Espiritual
- Mestrado em Ciências Religiosas
Construir e descobrir a pessoa humana: propostas educativas no contexto da disciplina de EMRC : uma proposta educativa e pedagógica a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva do 6ºano : A Pessoa humana
Martins, C. C. A. (Aluno). 16 dez. 2022
Tese do aluno