Consumer acceptance of wearable devices
: an empirical study in China

  • Bozhen An (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O avanço da indústria de dispositivos vestíveis há muito que enfatiza o significado da aceitação destes produtos pelos consumidores. Apesar de imensas teorias neste campo, são poucos os modelos teóricos particulares e estudos conduzidos no mercado chinês. Este estudo investiga fatores que influenciam a intenção dos consumidores de adotar dispositivos vestíveis no mercado chinês, medindo as relações entre variáveis cuidadosamente selecionadas e a intenção de compra dos consumidores. Conduzimos metodologias mistas para pré-testar a validação de hipóteses e medir as correlações entre fatores. O modelo consiste em elementos aplicados a partir do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), Difusão de Inovações (DOI), Teoria Estética Expressiva Funcional (FEA), Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT), juntamente com os riscos percebidos e a preocupação com a privacidade. Os resultados indicam que a Perceção da Facilidade de Utilização (PEOU) e a Perceção da Utilidade (PU) são fatores antecedentes significativos; fatores anteriores, nomeadamente a perceção da compatibilidade e do conforto também mostram impactos positivos. Este estudo fornece várias implicações práticas e teóricas para stakeholders e fabricantes de produtos orientadas para o aumento potencial da intenção dos consumidores em adotar dispositivos vestíveis.
Data do prémio2 fev 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor)

Keywords

  • China
  • Dispositivos vestíveis
  • Intenção de adoção
  • Aceitação de tecnologia
  • Modelação de equações estruturais

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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