Objetivo – Os investigadores têm demonstrado um interesse crescente em emoções que exercem um grande impacto no comportamento dos consumidores, tais como a culpa. A culpa é uma emoção social que afeta o processo de tomada de decisão dos consumidores. Apesar da crescente atenção atribuída a este tópico, ainda existem várias lacunas que podem ser preenchidas em investigações ligadas à culpa. Por exemplo, ainda não foi estudado como é que diferentes gerações percecionam sentimentos de culpa associados ao consumo. Tendo em conta que várias empresas têm vindo a formar segmentos de consumidores de forma a atraí-los e satisfazer as suas necessidades individuais, analisar diferenciais geracionais relacionadas com a culpa de consumo poderá trazer perspetivas úteis para os marketers. Deste modo, o objetivo deste estudo é compreender se, de facto, existem diferenças na forma como os consumidores de diferentes gerações sentem culpa ligada ao consumo. Metodologia – De forma a atingir este objetivo, foi realizado um questionário online. Os dados recolhidos dos 369 participantes foram analisados usando o programa IBM SPSS. Resultados – Os resultados deste estudo revelaram que existem diferenças na forma como os consumidores de diferentes gerações sentem culpa associada ao consumo. Dos seis tipos de culpa estudados, foi possível concluir que quanto mais velha a geração a que os consumidores pertencem, maior será a sua tendência para sentir culpa associada ao consumo de produtos relacionados com saúde e com responsabilidade social. Contudo, os resultados não foram suficientes para comprovar que indivíduos de diferentes gerações têm tendências distintas para sentir os restantes tipos de culpa de consumo analisados. Originalidade/valor – Num Mundo onde compreender o comportamento do consumidor é uma crescente preocupação para as empresas, este estudo contribui para o corpo de conhecimento sobre a culpa associada ao consumo, nomeadamente no que diz respeito à predisposição dos consumidores de diferentes gerações para sentir culpa de consumo.
Data do prémio | 6 jul. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Susana Silva (Supervisor) & Carla Martins (Co-Orientador) |
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- Predisposição de culpa de consumo
- Dimensões de culpa
- Geração Z
- Geração Y
- Geração X
Consumer guilt predisposition in different generational cohorts
Silva, F. B. B. D. (Aluno). 6 jul. 2022
Tese do aluno