Consumer perceived value of sustainably produced wine

  • Irene Beatriz Tiago da Silva Dias (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nos últimos anos o mundo empresarial tem-se tornado cada vez mais competitivo, com as empresas a adotarem estratégias mais arriscadas no sentido de acompanhar os rápidos níveis de inovação e globalização. A indústria do vinho é um exemplo dessas mudanças. O comportamento dos consumidores tem vindo a adaptar-se a novas tendências, nomeadamente preocupações de saúde e ambientais que acabam por influenciar as suas compras. A sustentabilidade tornou-se um elemento distintivo das estratégias de diferenciação por parte das empresas. Deste modo, o interesse por produtos sustentáveis e, consequentemente, a adopção de práticas sustentáveis na produção de vinho, é uma mais valia para a indústria deste setor melhorar e ajustar as suas estratégias de comunicação sobre este tema. Esta investigação tem como propósito caracterizar o valor que o vinho produzido de forma sustentável tem para os consumidores, incluindo a sua predisposição para um pagamento adicional por um vinho com estas caraterísticas de produção. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa quantitativa através de um questionário online, cujos dados foram tratados num programa estatístico. Para uma amostra de 257 inquiridos, os resultados obtidos mostraram que a maioria dos inquiridos valoriza e está disposta a pagar mais por um vinho que foi produzido a partir de práticas sustentáveis. Esta predisposição foi maior em indivíduos do sexo feminino e em grupos etários mais jovens.
Data do prémio14 jul. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

Keywords

  • Sustentabilidade
  • Práticas de produção sustentável
  • Indústria vinícola
  • Perceção do consumidor
  • Predisposição para pagar

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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