Nos últimos anos o mundo empresarial tem-se tornado cada vez mais competitivo, com as empresas a adotarem estratégias mais arriscadas no sentido de acompanhar os rápidos níveis de inovação e globalização. A indústria do vinho é um exemplo dessas mudanças. O comportamento dos consumidores tem vindo a adaptar-se a novas tendências, nomeadamente preocupações de saúde e ambientais que acabam por influenciar as suas compras. A sustentabilidade tornou-se um elemento distintivo das estratégias de diferenciação por parte das empresas. Deste modo, o interesse por produtos sustentáveis e, consequentemente, a adopção de práticas sustentáveis na produção de vinho, é uma mais valia para a indústria deste setor melhorar e ajustar as suas estratégias de comunicação sobre este tema. Esta investigação tem como propósito caracterizar o valor que o vinho produzido de forma sustentável tem para os consumidores, incluindo a sua predisposição para um pagamento adicional por um vinho com estas caraterísticas de produção. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa quantitativa através de um questionário online, cujos dados foram tratados num programa estatístico. Para uma amostra de 257 inquiridos, os resultados obtidos mostraram que a maioria dos inquiridos valoriza e está disposta a pagar mais por um vinho que foi produzido a partir de práticas sustentáveis. Esta predisposição foi maior em indivíduos do sexo feminino e em grupos etários mais jovens.
Data do prémio | 14 jul. 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Jorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador) |
---|
- Sustentabilidade
- Práticas de produção sustentável
- Indústria vinícola
- Perceção do consumidor
- Predisposição para pagar
Consumer perceived value of sustainably produced wine
Dias, I. B. T. D. S. (Aluno). 14 jul. 2021
Tese do aluno