A inovação aberta está a ganhar força à medida que os indivíduos têm um acesso mais facilitado às novas tecnologias de informação e comunicação, o que lhes permite adquirir e trocar conhecimentos sem grande esforço. O envolvimento dos consumidores no processo de inovação representa uma grande oportunidade para as empresas reduzirem os custos de desenvolvimento ao mesmo tempo que fornecem produtos que correspondem melhor às preferências e necessidades dos consumidores. Vários estudos salientaram a importância que os conceitos de inovação do utilizador, tais como a customização em massa e a co-criação, desempenham na atual era digital, sem distinção clara quanto à estratégia preferida na perspetiva do consumidor, na indústria da moda. Esta dissertação baseou-se numa recolha de dados numéricos quantitativos através da realização de um inquérito. 101 participantes integraram uma experiência "within-subject design" para examinar as diferenças nas intenções de compra dos consumidores, perceções de qualidade e perceções de inovação entre produtos de moda co-criados e produtos de moda customizados.Os resultados indicam que a comunicação de produtos como sendo co-criados aumenta a perceção de inovação e intenção de compra em relação a produtos customizados em massa. Além disso, esta dissertação apresenta contributos relevantes para a teoria da participação dos consumidores no processo de inovação e recomendações para empresas em termos de estratégias de marketing, sobre como interagir com atuais e potenciais consumidores para aumentar a vantagem competitiva de empresas da indústria da moda.
Data do prémio | 29 jun. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cláudia Costa (Supervisor) |
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- Inovação aberta
- Co-criação
- Customização em massa
- Envolvimento dos utilizadores
- Desenvolvimento de novos produtos
- Intenção de compra
- Qualidade percebida
- Inovação percebida
- Imagem de marca
- Comportamento do consumidor
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Consumers’ perceptions of user innovation concepts: a fashion industry approach
Pereira, S. A. D. M. (Aluno). 29 jun. 2022
Tese do aluno