Consumers’ perceptions of user innovation concepts
: a fashion industry approach

  • Sara Alexandra de Menezes Pereira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A inovação aberta está a ganhar força à medida que os indivíduos têm um acesso mais facilitado às novas tecnologias de informação e comunicação, o que lhes permite adquirir e trocar conhecimentos sem grande esforço. O envolvimento dos consumidores no processo de inovação representa uma grande oportunidade para as empresas reduzirem os custos de desenvolvimento ao mesmo tempo que fornecem produtos que correspondem melhor às preferências e necessidades dos consumidores. Vários estudos salientaram a importância que os conceitos de inovação do utilizador, tais como a customização em massa e a co-criação, desempenham na atual era digital, sem distinção clara quanto à estratégia preferida na perspetiva do consumidor, na indústria da moda. Esta dissertação baseou-se numa recolha de dados numéricos quantitativos através da realização de um inquérito. 101 participantes integraram uma experiência "within-subject design" para examinar as diferenças nas intenções de compra dos consumidores, perceções de qualidade e perceções de inovação entre produtos de moda co-criados e produtos de moda customizados.Os resultados indicam que a comunicação de produtos como sendo co-criados aumenta a perceção de inovação e intenção de compra em relação a produtos customizados em massa. Além disso, esta dissertação apresenta contributos relevantes para a teoria da participação dos consumidores no processo de inovação e recomendações para empresas em termos de estratégias de marketing, sobre como interagir com atuais e potenciais consumidores para aumentar a vantagem competitiva de empresas da indústria da moda.
Data do prémio29 jun. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCláudia Costa (Supervisor)

Keywords

  • Inovação aberta
  • Co-criação
  • Customização em massa
  • Envolvimento dos utilizadores
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Intenção de compra
  • Qualidade percebida
  • Inovação percebida
  • Imagem de marca
  • Comportamento do consumidor

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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