Consumers’ preferences for global brands
: a study on portuguese consumers

• Maria Ramos Pires dos Santos Guedes (Aluno)

O objetivo desta investigação é destacar o efeito das disposições do consumidor (especificamente Consumer Ethnocentrism, Cultural Openness e belief in Global Citizenship) na importância que os consumidores atribuem às marcas globais. Também avalia o papel moderador da idade na relação entre as disposições do consumidor e a importância que os consumidores atribuem às marcas globais. Para averiguar as atitudes dos consumidores relativamente às marcas globais, foram recolhidos 367 questionários online. Na análise dos dados quantitativos recolhidos, foram utilizadas regressões lineares simples e análise de moderação. Os resultados obtidos suportam a ideia de que os consumidores culturalmente abertos e os consumidores que acreditam na cidadania global atribuem valor às marcas globais. Também foi provado que a idade pode atuar como moderador na relação entre Consumer Ethnocentrism e a importância que os consumidores atribuem às marcas globais. Assim, consumidores etnocêntricos atribuem valor às marcas globais, tendo por isso uma identidade bicultural. Posto isto, os resultados deste estudo expõem o perfil dos consumidores que valorizam as marcas globais. Este estudo contribui para (1) a literatura existente sobre a falta de evidência consistente da influência de Consumer Ethnocentrism, (2) a ideia de que a Cultural Openness e Global Citizenship through Global Brands têm uma influência positiva nas atitudes dos consumidores em relação às marcas globais, e (3) o papel moderador da idade do consumidor na relação entre Consumer Ethnocentrism e a importância que os consumidores atribuem às marcas globais.
Data do prémio28 mar 2022
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Miriam Taís Salomão (Co-Orientador)

• Marcas globais
  • Consumer ethnocentrism