Consumers’ willingness to pay for customization of smartphones

  • Paulina Merve Schulze Berndt (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A customização de produtos apresenta uma oportunidade estratégica de adaptação às mudanças nas necessidades dos consumidores, oferecendo produtos que são adaptados às suas preferências específicas, e diferenciando-o de outros produtos padronizados. Este processo influencia positivamente muitas variáveis como a satisfação do cliente, a sua fidelidade ou a sua predisposição a pagar por um produto deste tipo. No entanto, uma implementação bem sucedida da customização não é ainda comum. Esta investigação centrou-se na exploração de influências baseadas na personalidade na avaliação de produtos customizados e na procura dos mesmos, medindo o impacto da necessidade de singularidade dos consumidores na sua predisposição a pagar por um produto customizado, bem como na perceção da qualidade de um produto customizado. Para este efeito, foram testados e explorados diferentes níveis de customização, utilizando dados qualitativos bem como quantitativos. Os resultados mostram que a customização de todos os atributos do produto é altamente apreciada pelos consumidores, expressa por uma maior predisposição a pagar. Aqui, a perceção de qualidade de um produto customizado medeiatotalmente esta maior predisposição a pagar. Mais importante ainda, consumidores com uma forte necessidade de singularidade estão dispostos a pagar mais por produtos customizados do que consumidores com uma reduzida necessidade de singularidade. Por conseguinte, este estudo oferece valiosos contributos sobre como a customização não é igualmente valorizada por cada consumidor e que uma segmentação correta dos mesmos pode levar a uma maior eficácia de marketing e à adaptação da estratégia de preços para aumentar a rentabilidade.
Data do prémio28 jun. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)

Keywords

  • Customização em massa
  • Customização do produto
  • Necessidade de exclusividade
  • Necessidade de exclusividade dos consumidores
  • Satisfação do cliente
  • Predisposição a pagar
  • Qualidade percebida
  • Customização de atributos de referência idiossincráticos
  • Customização de atributos de referência partilhada

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'