A customização de produtos apresenta uma oportunidade estratégica de adaptação às mudanças nas necessidades dos consumidores, oferecendo produtos que são adaptados às suas preferências específicas, e diferenciando-o de outros produtos padronizados. Este processo influencia positivamente muitas variáveis como a satisfação do cliente, a sua fidelidade ou a sua predisposição a pagar por um produto deste tipo. No entanto, uma implementação bem sucedida da customização não é ainda comum. Esta investigação centrou-se na exploração de influências baseadas na personalidade na avaliação de produtos customizados e na procura dos mesmos, medindo o impacto da necessidade de singularidade dos consumidores na sua predisposição a pagar por um produto customizado, bem como na perceção da qualidade de um produto customizado. Para este efeito, foram testados e explorados diferentes níveis de customização, utilizando dados qualitativos bem como quantitativos. Os resultados mostram que a customização de todos os atributos do produto é altamente apreciada pelos consumidores, expressa por uma maior predisposição a pagar. Aqui, a perceção de qualidade de um produto customizado medeiatotalmente esta maior predisposição a pagar. Mais importante ainda, consumidores com uma forte necessidade de singularidade estão dispostos a pagar mais por produtos customizados do que consumidores com uma reduzida necessidade de singularidade. Por conseguinte, este estudo oferece valiosos contributos sobre como a customização não é igualmente valorizada por cada consumidor e que uma segmentação correta dos mesmos pode levar a uma maior eficácia de marketing e à adaptação da estratégia de preços para aumentar a rentabilidade.
Data do prémio | 28 jun. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Romeiro (Supervisor) |
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- Customização em massa
- Customização do produto
- Necessidade de exclusividade
- Necessidade de exclusividade dos consumidores
- Satisfação do cliente
- Predisposição a pagar
- Qualidade percebida
- Customização de atributos de referência idiossincráticos
- Customização de atributos de referência partilhada
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Consumers’ willingness to pay for customization of smartphones
Berndt, P. M. S. (Aluno). 28 jun. 2022
Tese do aluno