Consumo de álcool durante a gravidez e as suas consequências
: as perspetivas e conhecimentos de um grupo de jovens universitárias portuguesas

• Ana Catarina Americano Silva (Aluno)

O Consumo de Álcool durante a gravidez tem sido alvo de preocupação por causa das consequências que surgem desse consumo - as Perturbações do Espetro do Alcoolismo Fetal (PEAF), sendo necessário apostar na intervenção desta problemática. Interessados em conhecer perspetivas e conhecimentos sobre o fenómeno para que possam contribuir para abordagens preventivas cada vez mais eficazes, damo voz, neste trabalho, a jovens universitárias que, para além dos hábitos de consumo amplamente descritos, estas serão ainda potencialmente futuras grávidas. Seguindo uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas recorrendo a guião semiestruturado. As entrevistas foram transcritas procedendo-se, posteriormente, a uma abordagem semi-indutiva dos dados com recurso do software Nvivo. Os resultados indicam que as participantes possuem consumos de risco e informações insuficientes sobre as consequências do consumo de álcool durante a gravidez. Estas também demonstram alguma incongruência relativamente aos consumos de álcool durante a gravidez e uma necessidade de maior investimento de prevenção com este grupo.
Data do prémio13 jul 2021
SupervisorMaria Xavier (Supervisor)