Consumo de álcool e atitudes sobre a gravidez e a maternidade nas grávidas, utentes da Unidade Local de Saúde de Matosinhos

• Claúdia Cristina Ferreira Gordinho (Aluno)

O presente estudo teve como objectivo geral conhecer o consumo de álcool e atitudes sobre a gravidez e a maternidade nas grávidas utentes na Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Especificamente pretende-se conhecer os consumos de álcool, explorar as atitudes sobre a gravidez e a maternidade e, por último, explorar as correlações entre tipos de consumo e atitudes sobre a gravidez e a maternidade. Para este estudo, recorreu-se a 89 mulheres grávidas com idades compreendidas entre os 21 e os 41 anos. Os dados foram recolhidos nos cursos de preparação pós-parto, em três centros de saúde da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (Matosinhos, Senhora da Hora e Leça da Palmeira). Os instrumentos utilizados foram, a Escala de Atitudes sobre a Gravidez e a Maternidade- EAGM e o Alcohol Use Disorder Identification Test- AUDIT. Os principais resultados sugerem que não se verificam diferenças estatisticamente significativas entre as participantes do presente estudo e a população em geral em relação a algumas subescalas das atitudes sobre a gravidez e a maternidade e relativamente ao Alcohol Use Disorder Identification Test, apesar de a amostra ser limitada, os resultados mostraram-se alarmantes, uma vez que uma percentagem significativa de mulheres grávidas (20,2%) consome álcool durante a gravidez. Os resultados obtidos foram corroborados com a revisão bibliográfica realizada.
Data do prémio31 jan. 2013
SupervisorMaria Raul Xavier (Supervisor)

• Consumo de álcool
  • Gravidez