A avaliação da eficácia das Comunidades Terapêuticas para o tratamento do consumo problemático de drogas apresenta resultados muito divergentes, sendo que existe pouco consenso relativamente aos indicadores e metodologias utilizados. Estes, habitualmente, excluem das avaliações uma dimensão centrada nas perspetivas dos ex-utentes sobre os programas implementados e fatores que nesses programas mais contribuíram para o êxito ou fracasso dos resultados da intervenção. Este estudo procura reunir evidência sobre a eficácia dos resultados do programa Portage implementado pela Cleanic em Portugal, a partir das perspetivas dos seus ex-utentes sobre a experiência de tratamento e processo de intervenção focando-se em três grandes dimensões: percurso pessoal; satisfação da experiência do programa; e vivência do suporte social. Através de metodologia qualitativa realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 9 participantes, 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 22 e os 52 anos de idade. Os resultados obtidos mostram que todos os participantes se encontram abstinentes, a maioria por um longo período de mais de 5 anos. Quanto à satisfação da experiência do programa, numa dimensão relacional, os participantes avaliam positivamente a relação entre pares e com a equipa técnica. Não obstante, ao classificarem o tratamento como bastante desafiador, todos os participantes recomendam vivamente o programa. Por fim, a maioria dos participantes afirma que a disponibilidade do suporte social e uma boa rede de apoio, potenciam melhores resultados no tratamento.
Data do prémio | 14 jul. 2020 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Carmo Carvalho (Supervisor) & Maria Carmo Alves (Co-Orientador) |
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- Comunidade terapêutica
- Programa Portage
- Perspetiva de ex-utentes
- Eficácia da intervenção
Contributo para a avaliação da comunidade terapêutica Cleanic: as perspetivas de utentes em tratamento para a toxicodependência
Monteiro, P. D. A. (Aluno). 14 jul. 2020
Tese do aluno