O presente trabalho decorre da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da reflexão realizada a partir da quarta unidade letiva do5.º ano: «Construir a fraternidade». Para o aprofundamento teológico e pedagógico do tema orientador do Relatório «O Contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade», seguindo o método filológico, procedemos à análise do significado e da etimologia nas línguas hebraica e grega do termo «serviço». O segundo aspeto da reflexão centra-se no tema da fraternidade como serviço nos textos do NT. Escolhemos dois textos evangélicos: a Parábola dos Dois Filhos (Lc 15, 11ss) e a narrativa do Lava-pés (Jo 13, 1-15).Posteriormente, refletimos sobre o contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade. A Pedagogia Salesiana pressupõe uma visão antropológica cristã da educação, para humanizar a cultura, levar os jovens ao encontro com Cristo e criar uma sociedade humana mais fraterna. A Pedagogia do Serviço, enquanto proposta educativa, une os processos de aprendizagem e de serviço à comunidade num só projeto, proporciona condições educativas que favorecem o desenvolvimento das competências pessoais e a participação ativa na sociedade. Permite um serviço qualificado à comunidade, possibilita uma nova perspetiva da aprendizagem e dá novo sentido à educação para a cidadania.Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a Fraternidade e a Amizade Social, do Papa Francisco, nomeadamente, na parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), encontramos o caminho para a reflexão teológica da temática da unidade letiva: «Construir a fraternidade». O comportamento do Bom Samaritano é um desafio a sair de si próprio e a prestar atenção ao outro; convida a gestos de abertura, acolhimento e a colocar-se de forma empática no lugar do outro. Por último, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na perícope do Bom Samaritano, com a finalidade de ajudar à reflexão e aprofundamento dos conceitos de cuidado, serviço, proximidade e fraternidade.
Data do prémio | 17 nov. 2022 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Cristina Sá Carvalho (Supervisor) & Cátia Tuna (Supervisor) |
---|
- Fraternidade
- Serviço
- Pedagogia Salesiana
- Pedagogia do Serviço
- Cidadania participativa
- Cuidado
- Proximidade
- São João Bosco
- EMRC
- Mestrado em Ciências Religiosas
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade: análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade
Machado, R. M. T. G. (Aluno). 17 nov. 2022
Tese do aluno