Contributos da universidade para a promoção do potencial empreendedor dos estudantes

• Maria Leonor Pereira Coutinho Ferreira Cabral (Aluno)

O empreendedorismo é, atualmente, considerado um fenómeno determinante no desenvolvimento da economia de um país. Ao longo dos anos, foram várias as teorias psicológicas que se centraram na investigação das caraterísticas que estão na base de um empreendedor de sucesso. É inegável o impacto que o empreendedorismo tem nos locais de ensino sendo este um contexto propício ao desenvolvimento do espírito empreendedor. O presente estudo teve como três objetivos: caraterizar o potencial empreendedor dos estudantes, tendo em conta diferentes áreas de ensino, caraterizar o grau de participação e perceção de aproveitamento dos estudantes às atividades propostas pela Universidade e a análise da relação do potencial empreendedor com as seguintes variáveis académicas: área de ensino, atividades de ensino e atividades de extensão universitária. A recolha de dados foi realizada junto de 333 alunos do 3º ano de uma universidade do Grande Porto. Os instrumentos utilizados foram o IAPE - Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (Santos, Caetano & Curral, 2010) e uma Lista de Atividades propostas pela universidade que visam a promoção do potencial empreendedor. Os principais resultados sugerem que se verificam diferenças significativas no potencial empreendedor dos estudantes de diferentes áreas de ensino. Por outro lado, foram encontradas diferenças significativas entre a participação e perceção de aproveitamento em atividades de ensino e extensão universitária, embora tenha sido verificada uma baixa taxa de participação nas ditas atividades. No final do artigo, são discutidas as implicações deste estudo e apontadas sugestões para investigação futuras.
Data do prémiojun. 2012
SupervisorAntónio Manuel Fonseca (Supervisor) & Luísa Ribeiro Trigo (Co-Orientador)

• Mestrado em Psicologia