Contributos educativos da disciplina de educação moral e religiosa católica
: um estudo de caso com alunos do nono ano

• Miguel dos Santos Patrício Peixoto (Aluno)

A educação escolar, numa sociedade dinâmica e pluralista, acarreta o desafio de cooperar no processo de desenvolvimento das variadas dimensões da existência humana. Neste contexto, a Educação Moral e Religiosa Católica procura dar o seu contributo no plano do currículo português. Este estudo teve como objetivo analisar os contributos educativos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, através de um estudo de caso com alunos do nono ano e o respetivo professor. Os dados foram recolhidos através de uma ficha de caracterização, questionário aberto e grupos de discussão com 34 alunos e entrevista ao professor. Foram tidas em conta quatro dimensões: o valor da vida humana ao nível intrapessoal, o valor da vida humana na relação interpessoal, a relação com a espiritualidade e o projeto de vida. Os resultados apontam para: a implicação das experiências de vida com as perceções dos alunos; a transversalidade do outro nas dimensões intrapessoal e interpessoal da vida humana, na espiritualidade e no projeto de vida; a partilha de experiências na base de aprendizagens significativas; a intencionalidade pessoal e social da religiosidade; a religiosidade enquanto dimensão cultural; a importância da adaptação das escolhas ao longo da vida. Os dados revelaram que a disciplina permitiu, a estes alunos, contributos no domínio do aprofundamento e reflexão do valor e da dignidade da vida humana. O conhecimento e o respeito pelo outro manifestaram ser uma experiência social e multicultural para estes alunos. A disciplina proporcionou o desenvolvimento da experiência reflexiva sobre os valores espirituais, assim como, a aprendizagem cultural baseada na religiosidade. Trouxe, ainda, contributos aos alunos que lhes possibilitam projetar e adequar as suas escolhas ao longo da vida. Finalmente, são discutidas implicações relativamente ao papel e configuração da disciplina no plano curricular nacional, à formação dos professores e ao envolvimento dos encarregados de educação.
Data do prémio27 set. 2021
SupervisorLuísa Mota Ribeiro (Supervisor)

• Currículo
  • Educação moral e religiosa católica