Controlo inibitório, representação de magnitude e aquisição de competências matemáticas no pré-escolar

• Rita Matos Pires Cavaglià (Aluno)

Introdução: O controlo inibitório e a representação de magnitude têm sido identificados como funções chave para o desenvolvimento das competências numéricas e aritméticas. No entanto, investigações recentes sugerem que a associação entre tarefas de representação de magnitude, nomeadamente de comparação de pontos, e a aquisição da matemática é na realidade um artefacto da carga executiva dos ensaios incongruentes dessas tarefas. O objetivo deste estudo foi identificar as relações entre as funções executivas e a as tarefas de deteção de magnitude que influenciam a aquisição das capacidades do cálculo e relacioná-las com o sucesso numa prova de sentido de número. Metodologia: Avaliou-se o desempenho de 82 crianças do pré-escolar, entre os 4 e os 5anos, em tarefas de representação de magnitude, de controlo inibitório e de conhecimentos matemáticos precoces. Para apurar a relação entre os desempenhos nas provas foram realizadas análises de correlação. Resultados: Observou-se uma correlação entre o desempenho numa tarefa de representação de magnitude e as capacidades matemáticas precoces (r = −.49), mas não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre o controlo inibitório e 1) as capacidades matemáticas, 2) o desempenho nos ensaios incongruentes da tarefa de representação de magnitude. Conclusões: A confirmação da associação entre a representação de magnitude e as capacidades matemáticas pode ser relevante para a criação de instrumentos de avaliação e programas de intervenção que incorporem medidas não simbólicas. Dada a relevância da matemática nas sociedades modernas, é importante conhecer as funções cognitivas que mais influenciam a aquisição das capacidades do cálculo e de que forma essa relação se expressa, nomeadamente no período pré-escolar.
Data do prémio21 mai 2020
SupervisorFilipa Ribeiro (Supervisor)