Na conjuntura tecnológica atual, a criatividade é uma força vital para as organizações impulsionarem inovação e resolução de problemas. Esta dissertação explora o papel do contexto socioeconómico na formação da Capacidade de Absorção Individual no contexto de criatividade em tarefas impulsionadas por IA, focando-se na eficácia da estratégia de Chain-ofThought (cadeia de pensamento) na Experiência de Aprendizagem dos usuários. Avalia também o impacto da pressão de tempo no alinhamento de prompts (indicações à IA) com os princípios de Chain-of-Thought e consecutivamente na Experiência de Aprendizagem dos usuários, examinando o efeito moderador da Capacidade de Absorção na mitigação desse impacto. Os dados relativos ao contexto socioeconómico dos participantes, o seu nível de Capacidade de Absorção e a habilidade em gerar prompts consistentes com a estratégia de Chain-of-Thought. foram recolhidos através de um questionário quantitativo. Um prompt predefinido seguindo os princípios de Chain-of-Thought foi utilizado para comparar as diferentes respostas. Os resultados evidenciam a relação positiva entre a Capacidade de Absorção Absorvente e a similaridade dos prompts com a estratégia de Chain-of-Thought. Além disso, participantes com formação em Ciências Sociais exibiram menor similaridade com os mesmos princípios, comparativamente a participantes com formação em Gestão, destacando a importância do contexto socioeconómico na Capacidade de Absorção e nas aprendizagens. O efeito moderador da Capacidade de Absorção e a influência da pressão de tempo não revelaram resultados estatisticamente significativos. No entanto, o estudo apoia a relação positiva e significativa mencionada, evidenciando o potencial da Capacidade de Absorção na melhoria das Experiências de Aprendizagem.
Data do prémio | 24 out. 2024 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Alessio Delpero (Supervisor) & Erik Kommol (Co-Orientador) |
---|
- Inteligência artificial
- Cadeia de pensamento
- Capacidade de absorção
- Contexto socioeconómico
- Experiência de aprendizagem
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas (mestrado internacional)
Conversational AI for idea generation: the role of a user’s socioeconomic background
Oliveira, J. R. F. D. (Aluno). 24 out. 2024
Tese do aluno