Coordenação escolar e melhoria das escolas missionárias (Católicas) de Cabinda/Angola

• Paulino Mulamba Mulamba (Aluno)

A presente investigação foi concebida para a compreensão do papel da Coordenação Diocesana da Educação (CDE) na construção dos bons cultivos dos processos de melhoria das Escolas Missionárias (Católicas) de Cabinda. Para tal, procurou-se saber o que a coordenação escolar, como órgão de gestão escolar, tem feito para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e perspetivar o que pode fazer e como pode fazer para mover as Escolas Missionárias (Católicas) de Cabinda na construção da melhoria do seu modo de ensinar e aprender. Partimos dos pressupostos de que o conceito da qualidade de ensino está estreitamente ligado à elevação do rendimento do aluno, centrando-se no processo de ensino-aprendizagem e nas condições que o asseguram. Desta forma, a sala de aula torna-se o lugar propício de melhoria escolar. Por isso, a escola deve ser capacitada para ser uma comunidade profissional aprendente que assume os seus processos de melhoria escolar. Para tal, ela precisa duma liderança partilhada e uma pressão exterior de contas inteligentes com efeitos motivadores. Optou-se por um estudo enquadrado pelo paradigma interpretativo, recorrendo à pesquisa documental e à inquirição de atores, feita através de entrevista semidiretiva e inquérito por questionário. O cruzamento dos dados recolhidos, tratados e analisados permitiu fundamentar a convicção de que a Coordenação Escolar Diocesana deve ser valorizada e dinamizada para ser uma verdadeira pressão exterior que motiva e apoia as Escolas Missionárias (Católicas) a serem Comunidades Profissionais Aprendentes (CAP) com uma liderança distribuída focada na aprendizagem e desta forma, serem boas escolas que ensinam a todos os seus alunos.
Data do prémio30 jul. 2021
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)