Coordenação pedagógica
: reflexões de uma viagem pelo lugar

  • Nuno Alves Pereira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente trabalho constitui uma reflexão sobre o modo como se pode responder, num contexto marcado pela globalização, às exigências que a sociedade, as famílias e os alunos colocam à escola para responder às demandas por uma educação de qualidade. O cenário de mudança que se vive induz na escola processos de melhoria que centraremos nos processos de construção e afirmação de uma nova profissionalidade que se afirma pela sua capacidade de gerar um novo conhecimento de natureza prático e que o torna praxiológico pela implicação de propósitos de natureza filosófica, política e ética nas suas opções. Não considerando que a mudança se concretiza apenas pela alteração de atitude dos docentes para uma atitude colaborativa, promoveremos uma reflexão que dê coerência às mudanças na práxis docentes com as transformações que promovam uma crescente autonomia da escola pela emergência de um centro de regulação sociocomunitário.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCristina Palmeirão (Supervisor)

Keywords

  • Profissionalidade
  • Regulação
  • Regulação sociocomunitária
  • Regulação reflexa
  • Globalização
  • Modernidade
  • Axiologia

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'