O objetivo central do presente estudo é a compreensão da vivência da coparentalidade em situação de divórcio e ainda a compreensão das regras, rotinas e rituais de crianças em idade pré-escolar e escolar. A presente investigação segue uma metodologia de índole qualitativa privilegiando a entrevista como método de recolha de dados. Foram entrevistados, tendo como base um guião, quatro pais e mães em situação de divórcio. Concluiu-se que os pais e mães em situação de divórcio percecionam como importante a comunicação com o seu par parental acerca dos seus filhos ainda que não concretizem essa mesma comunicação. A comunicação existente entre os pais/mães e o seu par parental diz respeito a questões mais relacionadas com a gestão de vida dos filhos (e.g. ir ao médico, ir a uma festa de aniversário…etc.) e com a gestão de tempo passado com a mãe e com o pai. Concluiu-se ainda que os participantes do nosso estudo apresentam no seu discurso representações mais negativas do que positivas acerca do seu par parental. Por fim, foi possível ainda concluir que os participantes do nosso estudo percecionam na sua vivência da parentalidade inúmeros desafios e gratificações, sendo que os pais, apesar de passarem menos tempo com os seus filhos, apontam mais desafios na sua vivência do que as mães.
Data do prémio | 22 jul. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisa Veiga (Supervisor), Lurdes Veríssimo (Co-Orientador) & Mariana Negrão (Co-Orientador) |
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- Copaentalidade
- Divórcio
- Regras
- Rotinas
- Rituais
Coparentalidade em situação de divórcio: regras, rituais e rotinas de crianças em idade pré-escolar e escolar
de Carvalho Leitão, I. (Aluno). 22 jul. 2014
Tese do aluno