O objectivo desta dissertação era descobrir o porquê das empresas multinacionais criarem centros de negócios empresariais juntamente com a identificação e análise dos factores que influenciam a relação de um centro de negócios empresariais com a sua empresa-mãe no que diz respeito ao sucesso da inovação do centro. Considerando isto, a MNC Henkel com o seu núcleo empresarial foi investigada sob a forma de um único estudo de caso. Assim, a literatura existente foi considerada e a investigação primária sob a forma de entrevistas semi-estruturadas foi realizada com funcionários da empresa-mãe, bem como da equipa de gestão do pólo. As conclusões empíricas mostram que as principais razões para as empresas multinacionais criarem centros de negócios empresariais são a geração de sinergias e poupança de custos, a garantia de uma clara atribuição e responsabilidade relativamente aos líderes de inovação de uma empresa, a adição de uma nova dimensão de marketing e comunicação, bem como a adição de outra unidade de inovação aberta que impulsiona os esforços de inovação globais. Os principais factores de influência na relação entre o centro e a empresa-mãe que conduzem ao sucesso da inovação na perspectiva do centro são o orçamento, a gestão orçamental, a estratégia, a percepção e a responsabilidade do centro, os empregados, a diversidade e a comunicação. Da perspectiva da empresa-mãe, os principais factores que influenciam o sucesso da inovação são a estratégia, orçamento, comunicação e responsabilidade, mas também o nível de qualidade das actividades do centro e os respectivos KPI's.
Data do prémio | 5 jul. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Mariola Ciszewska-Mlinaric (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Corporate business hubs as a form of MNC’s open innovation endeavours: the case of Henkel DX
Wank, P. M. (Aluno). 5 jul. 2021
Tese do aluno