Este estudo explora a adoção de objetivos em empresas em diferentes fases de desenvolvi mento, centrando-se em empresas em fase de arranque, estabelecidas e em crescimento. Utili zando uma abordagem de métodos mistos, o estudo inclui uma revisão da literatura, estudos de casos, entrevistas qualitativas com peritos e um questionário aos trabalhadores. Os resultados sugerem que as empresas em fase de arranque definem objetivos mais facilmente devido a es truturas menos complexas e à falta de um historial extenso. Comparativamente, as empresas em fase de arranque têm uma perceção mais forte dos objetivos do que as empresas estabele cidas ou em crescimento, sendo que as empresas lideradas pelo fundador apresentam níveis significativamente mais elevados de objetivos em comparação com as empresas lideradas por directores executivos externos. A investigação indica que a agilidade e as estruturas flexíveis das empresas em fase de arranque beneficiam a realização dos objetivos, o que é confirmado pelos dados do questionário. No entanto, o alinhamento dos objetivos com a implementação prática é um desafio, especialmente em organizações grandes e hierárquicas, salientando a im portância de uma comunicação clara, da eliminação de silos e do empenho da gestão de topo em integrar os objetivos nas operações diárias. O estudo conclui que, embora um objetivo or ganizacional bem implementado possa orientar as organizações durante as fases de crescimento e atuar como uma força unificadora, a aplicação deste objetivo tende a diminuir com o aumento da maturidade da empresa.
| Data do prémio | 25 jan. 2024 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Andrea Cavicchini (Supervisor) |
|---|
- Propósito corporativo
- Implementação do propósito
- Desenvolvimento do propósito
- Maturidade da empresa
- Características de maturidade
- Liderança
- Perceção do empregado
- Cultura organizacional
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Corporate purpose in startups and established companies: the effect of company maturity and leadership on purpose enactment
Hellenkamp, N. (Aluno). 25 jan. 2024
Tese do aluno: Dissertação de mestrado