COVID-19 impact on the value chain
: Embraer´s case study

• Beatriz Isabel Vicente Mirão (Aluno)

A Embraer Portugal Estruturas Metálicas S.A. e a Embraer Portugal Estruturas em Compósitos S.A., ambas em Évora, fornecem a empresa-mãe Embraer S.A. no Brasil com grandes peças prontas para montagem em alumínio e fibra de carbono. Devido ao surto da pandemia COVID-19, ambas as fábricas sofreram uma clara perturbação na sua cadeia de abastecimento. Num cenário de globalização, a cadeia de fornecimento fica mais vulnerável o que, consequentemente, impacta a sua posição competitiva no mercado.Esta tese tem como objetivo investigar a resiliência e robustez da cadeia de valor da Embraer com a consequente identificação das áreas prioritárias em termos de risco. Sendo assim, o entendimento do conceito de cadeia de fornecimento global e a sua inerente gestão de riscos dão suporte a este estudo e ao caso da Embraer. Adicionalmente, este caso funciona como um instrumento de ensino permitindo aos alunos e professores associarem os enquadramentos teóricos assimilados nas aulas a uma situação empresarial atual e prática.
Data do prémio2 fev 2021
SupervisorRicardo Ferreira Reis (Supervisor)

• Indústria aeroespacial
  • Estratégia