A dissertação visa identificar e explorar as oportunidades de sinergia entre os produtos de seguro da Ageas e as soluções sustentáveis da Livo, promovendo a criação de valor para o consumidor através de implementação estratégias de cross-selling, com foco na otimização da jornada do cliente. A metodologia combinou métodos qualitativos e quantitativos, para mapear a jornada do cliente, identificar barreiras e oportunidades para integração de estratégias de cross-selling. O estudo revelou que os consumidores valorizam poupança financeira e conveniência, sendo a sustentabilidade um fator decisivo em produtos como painéis solares. Barreiras como preços elevados e dificuldade na perceção de valor podem limitar a adoção destes pacotes. Paralelamente, o estudo demonstrou que quando apresentadas no momento adequado na jornada do consumidor pode aumentar significativamente o valor percebido pelos consumidores. Além disso, a familiaridade com a Ageas destaca-se como fator-chave na aceitação, reforçando a importância de estratégias personalizadas e alinhadas às necessidades dos consumidores. Conclui-se que há uma oportunidade significativa de fortalecer a sinergia entre Ageas e Livo através de estratégias de cross-selling personalizados focadas em sustentabilidade, poupança financeira e proteção adicional. Estratégias digitais e comunicação clara são essenciais para mitigar barreiras, como preços elevados e complexidade, aumentando aceitação, satisfação e retenção dos clientes, reforçando a posição competitiva das marcas.
| Data do prémio | 6 fev. 2025 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
|---|
- Cross-selling
- Jornada do consumidor
- Sustentabilidade
- Valor para o consumidor
- Estratégias personalizadas
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Creating value through synergies: exploring cross-selling strategies between Ageas and Livo
Menezes, A. T. L. G. (Aluno). 6 fev. 2025
Tese do aluno: Dissertação de mestrado