O presente relatório expõe todo o trajeto realizado ao longo do estágio no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização em Saúde Infantil e Pediátrica. A temática central do mesmo reporta-se à Parceria de Cuidados, incidindo sobre a relevância de um cuidar pautado pela maximização da saúde da criança, transferindo aos pais o poder de se capacitarem para o concretizar e estabelecer uma parceria eficaz entre pais e enfermeiros. Pelo exposto, a fim de consolidar cada passo deste longo caminho, estiveram os contributos de duas autoras que foram a peça-chave para o seu desenvolvimento: Anne Casey e Maria Goreti Mendes. No modelo da Parceria de Cuidados de Anne Casey, esta identifica os pais como o maior e melhor suporte nos cuidados prestados à criança, valorizando-os como um contributo necessário para a prestação de cuidados de excelência. Já o modelo explicativo e orientador da (re)construção da parceria de cuidados em pediatria (MRPCP) de Maria Goreti Mendes em “um novo olhar sobre a parceria de cuidados em pediatria”, remete para a prestação de cuidados em parceria na prática hospitalar, onde a autora pretendeu explorar como é que os enfermeiros de pediatria percecionam o processo de cuidar em parceria e como o colocam em prática de acordo com as circunstâncias que os rodeiam. A escolha do tema “Cuidar em Parceria: Intervenção do enfermeiro especialista na promoção do empowerment parental”, partiu da noção da existência de transformações na prestação de cuidados em Enfermagem, incentivadas pelas tendências sociais, económicas e culturais que nos deparamos hoje. No entanto, estas mutações são escoltadas por outras realidades que impõem um reajuste no cuidar em Enfermagem direcionado para a parceria. O cuidar em parceria, incluindo a família nos cuidados de forma a empoderar os pais e estabelecer uma parceria eficaz com o intuito de prestar cuidados pautados pela excelência à criança, não só ajuda na obtenção de melhores resultados, mas é também um fator da sua dignificação e cuidar holístico. O recurso à mais recente tecnologia associada a uma organização e prestação de cuidados direcionados para a parceria, são inegavelmente um contributo necessário para a continuidade de cuidados à criança dentro do conforto do seu seio familiar. Perante esta realidade, é de major importância estimular os enfermeiros para trabalhar no sentido de desenvolver e melhorar a organização e planeamento dos cuidados e a sua formação contínua. Assim, é necessário despertar mentalidades, adequar os cuidados e direcionar a formação para esta tão recente realidade que vivemos. Ao longo do percurso da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, foram delineadas e desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a promoção da parceria de cuidados entre enfermeiros e pais/família, com vista à aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Neste grupo, destaco o contributo que os folhetos e cartazes informativos realizados ofereceram para cada contexto de estágio, com o intuito de promover a parceria de cuidados através da transmissão de conhecimentos e desenvolvimento de competências. Não obstante, quero também destacar as formações realizadas para a equipa de Enfermagem que visam a construção de uma parceria entre enfermeiros e pais, a fim de promover esta temática. Foi também através da análise contínua ao longo dos campos de estágio, da reflexão crítica do meu percurso e experiências que foram adquiridas, que alcancei as competências de Enfermeiro Especialista e Mestre em Saúde Infantil e Pediátrica, assistindo a criança com a família, na maximização da sua saúde, em resposta às situações de especial complexidade e às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança.
Data do prémio | 7 nov. 2019 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisabete Nunes (Supervisor) |
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- Cuidar em parceria
- Empoderamento parental
- Criança/família
- Enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica
Cuidar em parceria: intervenção do enfermeiro especialista na promoção do empowerment parental
Félix, M. F. S. (Aluno). 7 nov. 2019
Tese do aluno