Este relatório é fruto das experiências vivenciadas durante os ensinos clínicos efectuados na Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e no Serviço de Cuidados Intensivos Cirúrgicos (SCIC) do Hospital Pedro Hispano.Privilegia uma reflexão crítica tendo por base os objectivos gerais e específicos estabelecidos, tendo em conta as implicações éticas, legais e sociais dos mesmos e atestando a aptidão para comunicar de uma forma adequada as conclusões auferidas.Relata a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências para a assistência de Enfermagem ao doente adulto e idoso que vivencia processos de saúde/doença crítica e em falência orgânica passível de risco de vida, na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica.O ensino clínico é um período crucial na formação de enfermeiros. A competência só existe quando é aplicada, ou seja, a sua produção cabe à escola e ao local da sua aplicação, tendo este último uma intervenção crucial.A realização do ensino clínico na área da Assistência Pré-hospitalar permitiu desenvolver competências no domínio do atendimento, triagem, aconselhamento, selecção e activação dos meios de socorro adequados para situações de urgência/emergência ou catástrofe, bem como a estabilização e o acompanhamento durante o transporte até à unidade de saúde.Com a consciência de que as necessidades em cuidados de saúde são cada vez mais complexas, adoptei uma metodologia de trabalho baseada em protocolos e procedimentos definidos, respeitando as recomendações internacionais. Assim, os cuidados foram prestados de uma forma adequada, dirigida e especializada, garantindo a qualidade dos mesmos.O ensino clínico no SCIC permitiu a possibilidade de prestação de cuidados especializados e integrais ao doente com disfunção orgânica, suportando, prevenindo e revertendo falências com implicações vitais, permitindo a prestação de cuidados globais ao doente.Esta unidade facilitou a aquisição de competências e aperfeiçoamento na prestação de cuidados ao doente grave em estado crítico, tido como recuperável, com necessidade de uma vigilância e assistência constante por parte das equipas médica e de enfermagem. A combinação de conhecimentos, de saber-fazer e de experiências e comportamentos exercidos, tanto no contexto do pré-hospitalar como do intensivismo, possibilitaram a aquisição de competências na área da especialização através de uma intervenção concertada na área de enfermagem, favorecendo a continuidade dos cuidados e a aquisição de autonomia no desempenho profissional.
Data do prémio | mar. 2010 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Amélia Ferreira (Supervisor) |
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Cuidar o doente crítico
Fernandes, L. C. B. (Aluno). mar. 2010
Tese do aluno