Cultivating AI
: the role of corporate culture in AI integration: an empirical study on cultural dimensions and their impact on the adoption and acceptance of AI in consulting companies

Título traduzido da tese: Cultivar a IA: o papel da cultura empresarial na integração da IA: um estudo empírico das dimensões culturais e do seu impacto na adoção e aceitação da IA em empresas de consultoria
  • Robin Eitle (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O papel crescente da inteligência artificial (IA) no local de trabalho levanta questões importantes sobre a sua implementação óptima. Esta tese examina a forma como a cultura organizacional influencia a adoção e a aceitação da IA. São examinadas duas questões fundamentais: as dimensões culturais que têm impacto na adoção e aceitação da IA e as medidas para promover uma cultura organizacional que aceite a IA. Esta tese baseia-se numa investigação qualitativa e inclui entrevistas com quinze consultores de toda a Alemanha. Os resultados mostram que a abertura, a cultura de aprendizagem, a capacitação e a capacidade de inovação têm uma influência positiva na aceitação da IA, ao passo que as hierarquias fortes, as preocupações com a proteção de dados, o ceticismo em relação à IA e as estruturas rígidas têm uma influência negativa na aceitação da IA. A aplicação do modelo de Denison confirma parcialmente estas conclusões e realça a importância do desenvolvimento de capacidades, da aprendizagem organizacional, da direção e intenção estratégicas, da criação de mudança, dos objectivos e da visão. Além disso, esta tese identifica medidas eficazes como a formação, a comunicação transparente, os formatos de intercâmbio informal, as directrizes, os casos de utilização e a monitorização para cultivar uma cultura de aceitação da IA. Por último, esta tese sugere que as empresas desempenhem um papel ativo na definição do futuro da interação homem-IA.
Data do prémio26 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFilipa de Almeida (Supervisor)

Keywords

  • Inteligência artificial (IA)
  • Aceitação da IA
  • Adoção da IA
  • Cultura empresarial
  • Dimensões culturais
  • Modelo de Denison

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'