Cultural mapping of the activities of artistic and cultural production in the city of Porto visual arts sector

  • Ana Luísa da Costa e Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente dissertação foi desenvolvida no contexto do projeto de investigação HAC4CG (CITAR - UCP), cujo tema principal se prende com as alterações climáticas. Em específico, no âmbito da Linha de Investigação 2, que visa o mapeamento da produção artística e cultural da cidade do Porto, para a avaliação do seu impacto e distribuição territorial e inventariação de práticas sustentáveis. O foco do trabalho elaborado incide no setor das Artes Visuais no Porto, relacionando-se diretamente com dois temas: mapeamento cultural e indústrias culturais e criativas. As origens dos exercícios de mapeamento cultural remontam aos anos 60/70, aplicados ao estudo das comunidades indígenas e realizados com o intuito de comunicar e aplicar o seu conhecimento (Ribeiro et al., 2020) no desenvolvimento de políticas (Bennet & Mercer, as cited in Currie & Correa, 2021). Quanto às ICC, nos últimos 20 anos o reconhecimento do seu impacto (Ponzini et al., 2014) a nível económico (Lee & Gilmore, 2012) e no desenvolvimento das regiões (Linde et al., 2020) tem potenciado políticas baseadas na evidência e, consequentemente, a promoção de exercícios de mapeamento cultural aplicados às ICC (Ponzini et al., 2014). No que diz respeito ao contexto português, o último estudo com foco na Região Norte data de 2012. Este facto, aliado às inúmeras evidências das potencialidades do SCC justifica a relevância da presente investigação. Propõe-se, assim, caracterizar o panorama atual do setor das Artes Visuais na cidade do Porto assim como a sua produção artística e cultural. Numa primeira abordagem ao projeto foi realizada uma Revisão de Literatura, com recurso ao protocolo Prisma Extension for Scoping Reviews, assegurando uma revisão transparente e a replicabilidade dos processos. Construída a partir das bases de dados Scopus e Web of Science, a Scoping Review contemplou 27 publicações com foco no mapeamento cultural das ICC. A análise estatística e narrativa destes artigos permitiu a compreensão do conceito de mapeamento cultural, das suas metodologias e consequente aplicação no estudo das Artes Visuais no Porto. Finalizada a Revisão de Literatura, foi realizado o mapeamento da produção artística e cultural das Artes Visuais no Porto. Primeiramente, procedeu-se à caracterização do setor, através das bases de dados da Sabi e do INE e do relatório Estatísticas da Cultura (2021). A análise teve em conta o número de empresas, emprego, Valor Acrescentado Bruto e dinâmica de comércio internacional, a um nível local (Porto e Lisboa), sub-regional (Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa), regional (Região Norte e Área Metropolitana de Lisboa) e nacional. Seguiu-se o aprofundamento da informação obtida através da Sabi a partir da construção de um questionário dirigido a 131 entidades das Artes Visuais sediadas na cidade do Porto. Este instrumento deu origem a uma amostra de 19 entidades, a partir da qual se procedeu à caracterização das empresas, da sua atividade (regular/ projetos) e à identificação da presença do tema das alterações climáticas na sua atividade (inventariação de boas práticas).
Data do prémio28 out. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLuís Teixeira (Supervisor)

Keywords

  • Mapeamento cultural
  • Indústrias culturais e criativas
  • Artes visuais
  • Porto

Designação

  • Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas

Citação

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