A presente dissertação foi desenvolvida no contexto do projeto de investigação HAC4CG (CITAR - UCP), cujo tema principal se prende com as alterações climáticas. Em específico, no âmbito da Linha de Investigação 2, que visa o mapeamento da produção artística e cultural da cidade do Porto, para a avaliação do seu impacto e distribuição territorial e inventariação de práticas sustentáveis. O foco do trabalho elaborado incide no setor das Artes Visuais no Porto, relacionando-se diretamente com dois temas: mapeamento cultural e indústrias culturais e criativas. As origens dos exercícios de mapeamento cultural remontam aos anos 60/70, aplicados ao estudo das comunidades indígenas e realizados com o intuito de comunicar e aplicar o seu conhecimento (Ribeiro et al., 2020) no desenvolvimento de políticas (Bennet & Mercer, as cited in Currie & Correa, 2021). Quanto às ICC, nos últimos 20 anos o reconhecimento do seu impacto (Ponzini et al., 2014) a nível económico (Lee & Gilmore, 2012) e no desenvolvimento das regiões (Linde et al., 2020) tem potenciado políticas baseadas na evidência e, consequentemente, a promoção de exercícios de mapeamento cultural aplicados às ICC (Ponzini et al., 2014). No que diz respeito ao contexto português, o último estudo com foco na Região Norte data de 2012. Este facto, aliado às inúmeras evidências das potencialidades do SCC justifica a relevância da presente investigação. Propõe-se, assim, caracterizar o panorama atual do setor das Artes Visuais na cidade do Porto assim como a sua produção artística e cultural. Numa primeira abordagem ao projeto foi realizada uma Revisão de Literatura, com recurso ao protocolo Prisma Extension for Scoping Reviews, assegurando uma revisão transparente e a replicabilidade dos processos. Construída a partir das bases de dados Scopus e Web of Science, a Scoping Review contemplou 27 publicações com foco no mapeamento cultural das ICC. A análise estatística e narrativa destes artigos permitiu a compreensão do conceito de mapeamento cultural, das suas metodologias e consequente aplicação no estudo das Artes Visuais no Porto. Finalizada a Revisão de Literatura, foi realizado o mapeamento da produção artística e cultural das Artes Visuais no Porto. Primeiramente, procedeu-se à caracterização do setor, através das bases de dados da Sabi e do INE e do relatório Estatísticas da Cultura (2021). A análise teve em conta o número de empresas, emprego, Valor Acrescentado Bruto e dinâmica de comércio internacional, a um nível local (Porto e Lisboa), sub-regional (Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa), regional (Região Norte e Área Metropolitana de Lisboa) e nacional. Seguiu-se o aprofundamento da informação obtida através da Sabi a partir da construção de um questionário dirigido a 131 entidades das Artes Visuais sediadas na cidade do Porto. Este instrumento deu origem a uma amostra de 19 entidades, a partir da qual se procedeu à caracterização das empresas, da sua atividade (regular/ projetos) e à identificação da presença do tema das alterações climáticas na sua atividade (inventariação de boas práticas).
Data do prémio | 28 out. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luís Teixeira (Supervisor) |
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- Mapeamento cultural
- Indústrias culturais e criativas
- Artes visuais
- Porto
- Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas
Cultural mapping of the activities of artistic and cultural production in the city of Porto visual arts sector
Sousa, A. L. D. C. E. (Aluno). 28 out. 2022
Tese do aluno