Culturas organizacionais e liderança nas escolas
: a direcção por valores em estudo de caso

  • Samuel Helena Tumbula (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Desde o final do século XX que o modelo de Direcção Por Valores tem sido utilizado no domínio empresarial no sentido de criar uma nova ordem organizacional em termos de liderança, sobretudo no que diz respeito à relação dos líderes com os seus colaboradores. Trata-se de uma aposta clara em lideranças mais planas e menos tayloristas ou burocráticas, mais dialogantes e menos impositivas e mais centradas em valores partilhados pelos membros da organização do que em regras uniformizadas e asfixiantes. Este modelo de liderança constitui um desafio para as escolas do século XXI interessadas na autonomia e na gestão pelo compromisso e pela responsabilidade. A nossa investigação procurou analisar, através de um estudo de caso, de que forma uma determinada escola desenvolve a Direcção Por Valores. Para a realização do mesmo estudo recorremos aos métodos qualitativos. Fizemos uma análise dos vários documentos institucionais da escola, entrevistas aos respectivos gestores e organizámos alguns diários de campo que nos permitiram identificar um conjunto de valores na escola, entre os quais se destacam a ética, a cidadania, a universalidade e a solidariedade. Os valores são considerados pelos líderes (informantes) como sendo um dispositivo importante da gestão e, por isso, estão presentes na tomada de decisões da escola. A comunicação dos valores não é da competência exclusiva do órgão directivo, mas de todos os membros da comunidade educativa. Ela faz-se nas aulas, nos encontros, nas reuniões; e, de maneira mais informal, nos intervalos, zona do bar, etc. Melhor do que o discurso, o exemplo acaba por ser mais determinante na transmissão de valores. Por outra, o processo de Direcção Por Valores dificilmente é praticado na escola. As razões são várias: uma primeira tem a ver com o excesso de legislação vigente no sistema de ensino português; a segunda relaciona-se com a subjectividade dos valores; uma terceira razão tem a ver com a falta de autonomia da escola. Apesar disso, a escuta, o diálogo, a colegialidade, o trabalho em equipa e a negociação parecem constituir modos de proceder e valores presentes na organização e gestão da escola.
Data do prémiojul. 2010
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Adelino Costa (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

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