Customer development for co-living services
: the case of Sweet Tides

• Fritz Werner Trienekens (Aluno)

Esta dissertação analisa o mercado português de co-vida e testa o encaixe inicial do produto mercado da Sweet Tides. A Sweet Tides é um conceito de co-vida que combina o trabalho remoto com uma abordagem de lazer sustentável. A primeira pergunta de investigação visa compreender as estruturas do mercado português de co-viver e os seus intervenientes. Uma análise de dados secundários mostra que o desenvolvimento do mercado para espaços de co-vida está a amadurecer devido a uma população crescente de nómadas digitais. A segunda questão visa definir os primeiros utilizadores de Sweet Tides através de uma análise de dados secundários e validar os pressupostos através da realização de experiências online controladas. Os resultados mostraram que visar os nómadas digitais é uma abordagem razoável para a construção de um grupo-alvo inicial. O seu interesse no conceito de negócio foi validado através de testes do MVP. Os anúncios foram publicados com o objectivo de persuadir potenciais clientes a clicar. No segundo passo, estes potenciais clientes foram direccionados para uma página de destino descrevendo o conceito Sweet Tides. A análise dos dados da experiência mostra que os resultados dos anúncios e das conversões de página de destino estão a exceder a média e, por conseguinte, apoiam uma adaptação do produto ao mercado. A terceira questão analisou a utilização dos diferentes canais e as mensagens utilizadas. Os resultados apoiam a hipótese dos canais de comunicação social e Google como canais eficazes de aquisição de clientes e a utilização de comunicação centrada no lazer.
Data do prémio4 jul. 2022
SupervisorRute Xavier (Supervisor)