Da utilização à gestão do social media
: quadro sistémico para a avaliação do social media em pequenas empresas

  • António Saavedra Ribeiro Limpo de Faria (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Dado o crescimento do interesse nos meios sociais digitais em geral, e pelo marketing através dos social network sites (SNS) em particular, que permitiram às empresas de menores dimensões, com menos recursos financeiros e humanos, conseguirem estar mais perto dos seus clientes, é pertinente saber “como as organizações de pequena dimensão adotam as plataformas sociais e que métricas utilizam para a sua monitorização?”. O estudo, de carater exploratório, procura analisar algumas dimensões do social media como as principais plataformas adotadas, a estratégia, as ferramentas disponíveis, e principais métricas para a sua monotorização e medição. Procura também perceber quais as principais motivações das empresas a estarem nessas plataformas sociais assim como, quais os principais objetivos e benefícios que esperam alcançar do seu uso, destacados quer na literatura quer pelos profissionais da área e pelas organizações. O presente trabalho foca também a existência de campanhas pagas e as suas métricas. Para responder à questão de investigação foram entrevistadas duas organizações de serviços, a Clínica Médica da Foz e o Clube Fluvial Portuense. A metodologia usada para responder às questões de investigação foi inspirada no estudo de caso e usou-se como instrumento de recolha de dados, uma entrevista semiestruturada estruturada nas dimensões e atributos que emergiram da revisão de literatura. Dos principais resultados, destaca-se a importância dada aos objetivos de social media. Na clínica Médica da Foz destacam o reconhecimento / notoriedade da marca, enquanto no Clube Fluvial Portuense consideram o envolvimento com o consumidor como o mais relevante. Assim como, a importância dada a ferramentas de monitorização como o Facebook Insights, por ambas organizações. Destaca-se, ainda, a criação, de um quadro de atuação de ambas as organizações no social media, e também, a construção de um quadro com as principais métricas e objetivos para os meios sociais digitais nas empresas.
Data do prémio19 set. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Andrade (Supervisor)

Keywords

  • Social media
  • Social network sites

Designação

  • Mestrado em Gestão de Serviços

Citação

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