De museus a marcas
: o papel da comunicação museológica online

  • Bruna Alexandra Pinto Leite (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

De armazém de coleções a guardião da cultura e da história, o Museu tornou-se um agente educacional e cultural para a sociedade. Com a transformação digital, as instituições culturais redefiniram as suas práticas comunicativas e as suas relações com a comunidade. Vivemos numa sociedade extremamente competitiva e em constante transformação, onde as organizações lutam pela atenção do público, oferecendo experiências incríveis, autênticas e personalizadas, fenómeno que sugere o tema que pretendemos explorar nesta dissertação. Esta dissertação investiga a transformação da museologia, salientando a sua adaptação à era digital, a partir da Nova Museologia e da cultura participativa, que promovem uma comunicação mais aberta e inclusiva através dos websites, das redes sociais e de outras ferramentas digitais, como a realidade virtual. Além disso, discute-se o impacto do marketing no mundo museológico, desde as suas estratégias de branding até ao uso do transmedia storytelling, que permite criar uma ligação emocional com os visitantes e consolidar a identidade de marca do museu. Com base num estudo de caso no Museu Alberto Sampaio, a investigação examina a eficácia das estratégias de comunicação online do museu e a forma como estas influenciam a perceção do público e a experiência dos visitantes.
Data do prémio12 fev. 2025
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSónia Silva (Supervisor)

Keywords

  • Museus
  • Comunicação museológica
  • Digital
  • Marketing
  • Público

Designação

  • Mestrado em Comunicação Digital

Citação

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