Com o Protocolo de Quioto, o Acordo de Paris e o Pacto Ecológico Europeu, muitos países comprometeram-se a reduzir o aquecimento global para menos de 2 graus e a envidar esforços para limitar o aquecimento global a 1,5 graus em relação aos níveis pré-industriais. Até 2050, o sector da aviação comprometeu-se a alcançar a neutralidade carbónica através da utilização de diferentes vias e tecnologias. O SAF é mencionado como uma das tecnologias-chave para atingir o objetivo da neutralidade carbónica na aviação. Uma vez que o SAF ainda não é utilizado comercialmente e que existem muitas incertezas quanto à eficácia e disponibilidade desta tecnologia, o presente documento avaliará a eficácia do SAF para uma das maiores companhias aéreas da Europa - a Lufthansa. Para o efeito, são avaliados vários cenários de crescimento da procura, que são utilizados para prever o futuro mercado da aviação. São considerados vários cenários de taxas de penetração de SAF e cenários de mudança de frota para avaliar a possível redução de CO2 com as tecnologias disponíveis. O presente documento conclui que não é possível atingir o objetivo de neutralidade carbónica da Lufthansa apenas com base na SAF. Mesmo incluindo as renovações da frota, a companhia aérea só conseguiria reduzir as suas emissões totais em 68,14%, no melhor dos casos, até 2050. Lufthansa tem de melhorar e recorrer também a outras tecnologias, como a compensação de carbono e a melhoria das operações, para se aproximar do objetivo de neutralidade de carbono em 2050.
- Mestrado em Análise de Dados para Gestão
Decarbonisation and carbon neutrality by using sustainable aviation fuels?: a business case for Lufthansa
Schmidt, L. (Aluno). 24 jan. 2024
Tese do aluno