O tema da previsão da procura tem vindo a ser investigado há décadas, por diversas áreas, como na produção, logística, e finanças, dada a sua importância no planeamento e tomada de decisão das empresas. Vários métodos foram testados em diferentes indústrias, não existindo ainda um consenso entre os autores de qual o melhor método a ser aplicado, uma vez que as características de mercado diferem de empresa para empresa. O presente estudo pretende analisar métodos de previsão da procura numa empresa de calçado portuguesa, 8000Kicks, com o intuito de identificar o método com maior precisão para as características dessa mesma empresa, e as razões para esse método ter melhores resultados que os restantes testados. Procedeu-se à realização de um estudo quantitativo, sob a forma de resolução de problema. O objetivo desta investigação é ajudar a resolver o problema da falta de eficiência, para a empresa em análise, na utilização dos seus recursos, no âmbito do planeamento e tomada de decisão. Modelos de Séries Temporais, Regressão, e Inteligência Artificial foram selecionados e testados, analisando a sua exatidão através da medida de performance selecionada, Erro Quadrático Médio (EQM). O modelo Artificial Neural Network demonstrou melhor precisão, com o valor mais baixo do EQM dos modelos testados, seguido da Regressão Não-linear. Conclui-se que, para o presente estudo, os modelos não-lineares apresentam melhores resultados comparativamente aos lineares, por efeito das suas características de adaptabilidade, melhor encaixe nos dados, e habilidade em capturar relações complexas e processos dinâmicos.
Data do prémio | 10 jul. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Aydin Teymourifar (Supervisor) |
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- Previsão da procura
- Calçado
- Séries temporais
- Regressão
- Inteligência artificial
Demand forecasting in a company: a case study from footwear industry
Pinto, M. F. D. L. T. (Aluno). 10 jul. 2023
Tese do aluno