Dental implant surface modifications and osteointegration

• Valentina Andrea Ormazabal Toledo (Aluno)

A osteointegração, definida como sendo o contato direto estabelecido entre o tecido ósseo e a superfície de um implante com carga funcional, desconsiderando a interposição dos tecidos moles, é considerada como sendo uma fator crítico na manutenção da estabilidade do implante e, consequentemente, do seu sucesso clínico a curto e longo prazo. Vários são os fatores que influenciam a eficácia da osteointegração: o status do osso, as condições de carga, a anatomia e material do implante, as propriedades da sua superfície e a técnica cirúrgica utilizada. As propriedades da superfície do implante são um fator relevante no processo de osteointegração, na medida em que são várias as características das superfícies que afetam a quantidade, qualidade e a rapidez de concretização deste fenómeno. Sejam elas, a constituição da superfície, as propriedades físico-químicas, a molhabilidade e a rugosidade. A utilização de implantes dentários tem vindo a aumentar exponencialmente nas últimas três décadas, o que deu origem a uma rápida expansão do seu mercado. O crescente interesse em melhorar a qualidade da sua interface com o tecido ósseo, tem levado a desenvolver várias técnicas de modificação das superfícies implantares, procurando desta forma, induzir a sua bioatividade. Diferenças nas propriedades da superfície dos implantes revelam ter influência na expressão génica e na ação proteica ao nível das células osteoblásticas resultando, desta forma, em diferenças qualitativas e quantitativas na formação do tecido ósseo peri-implantar. Atualmente, os avanços na investigação de superfície de implantes endo-ósseos visam melhorar a atividade de células osteoblásticas na interface osso-implante. O objetivo do presente estudo consiste numa revisão do conhecimento atual sobre os fatores que influenciam o fenómeno da osteointegração, na análise das técnicas de modificação de superfície mais utilizadas, bem como das suas limitações. Pretende também discutir novas orientações em áreas como a nanotecnologia e bioengenharia de superfícies, avaliando de que forma podem estas áreas melhorar o seu desempenho clínico.
Data do prémio2013
SupervisorAna Leite Oliveira (Supervisor)

• Implante
  • Superfície